De acordo com a 1ª lei de Kepler, o sol está posicionado num dos focos da elipse descrita pelo planeta que se movimenta ao seu redor. Como a trajetória é elíptica, deveríamos ver o Sol maior ou menor à medida que a Terra está mais próxima ou mais afastada dele, o que não acontece. Explique essa aparente incoerência.
Respostas
Explicação:
Se a excentricidade da órbita elíptica descrita pela Terra fosse bastante acentuada, seria compreensível que o tamanho do Sol nos parecesse maior ou menor em diferentes épocas do ano. Como a excentricidade é baixa (0,016), a órbita elíptica se aproxima da circular, o que nos dá a sensação de que o Sol tem o mesmo tamanho durante o ano todo. Lembre-se de que essa medição é feita com instrumentos pois não devemos olhar diretamente para o Sol.
Um fato que ajuda a enaltecer a trajetória elíptica é relativo a velocidade da energia cinética.
De acordo com a primeira Lei de Kepler, a órbita dos planetas em torno do Sol é elíptica e tem o Sol em um dos seus focos. Além disso, a excentricidade da elipse é responsável pelo surgimento de posições particulares chamadas de periélio e afélio. Quando os planetas aproximam-se do periélio, sua velocidade e energia cinética aumentam, ou seja, sua velocidade translacional aumenta, em razão do ganho de energia cinética. Ao se aproximarem do afélio, sua energia potencial gravitacional aumenta, e sua velocidade orbital diminui.
Resposta:
Explicação:
De acordo com a 1ª lei de Kepler, o Sol está posicionado num dos focos da elipse descrita pelo planeta que se movimenta ao seu redor. Com a trajetória é elíptica, deveríamos ver o sol maior ou menor à medida que a Terra está mais próxima ou mais afastada dele, o que não acontece. Qual fator é determinante para essa incoerência. *