A contabilidade pública tem por objetivo controlar patrimônio público por meio da apuração dos registros, verificando sua conformidade com o direito financeiro, gerando informações do controle patrimonial das entidades públicas. Desta forma, o gestor público estrutura os gastos públicos, assegurando por intermédio de instrumentos de planejamento evidenciados pelo Plano Plurianual (PPA), pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e pela Lei Orçamentária Anual (LOA), os compromissos adquiridos pelo governo perante à sociedade. BERNER, C. V.; SOUZA, A. M. L. Contabilidade Pública. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018. Considerando os instrumentos de planejamento, PPA, LDO e LOA, associe as duas colunas, relacionando os devidos instrumentos com as responsabilidade de cada um. 1 - Plano Plurianual( ) Dentro do que foi estabelecido realizar uma previsão das receitas denominadas também como fontes ou origem de recursos, assim como a fixação das despesas ou demonstração da aplicação dos recursos.2 - Lei de Diretrizes Orçamentárias( ) Criar diretrizes e objetivos bem como o estabelecimento das metas para o setor público, despesas de capital e também as decorrentes desta, ainda para as relativas dos programas de duração continuada.3 - Lei orçamentária Anual ( ) Definir as metas e prioridades do setor público, avaliando as necessidades da sociedade e também tem por responsabilidade demonstrar as despesas de capital para o exercício posterior. A sequência correta desta classificação é: Alternativas Alternativa 1: 1, 2, 3. Alternativa 2: 2, 1, 3. Alternativa 3: 3, 1, 2. Alternativa 4: 2, 3, 1. Alternativa 5: 3, 2, 1.
Respostas
Resposta:
alternativa 3
Explicação:
sequencia 3 1 2
Resposta:
alternativa 5 = 3, 2, 1.
Explicação:
1)Plano Plurianual = Definir as metas e prioridades do setor público, avaliando as necessidades da sociedade e também tem por responsabilidade demonstrar as despesas de capital para o exercício posterior. (essa é a dica)
2) Lei de Diretrizes Orçamentárias = Criar diretrizes e objetivos bem como o estabelecimento das metas para o setor público, despesas de capital e também as decorrentes desta, ainda para as relativas dos programas de duração continuada.
3) Lei orçamentária Anual = Dentro do que foi estabelecido realizar uma previsão das receitas denominadas também como fontes ou origem de recursos, assim como a fixação das despesas ou demonstração da aplicação dos recursos.