Respostas
Resposta:
A origem da palavra é grega: “orkestra” significava “lugar destinado à dança”. No século V a.C., os espetáculos eram encenados em anfiteatros e “orquestra” era o espaço situado logo à frente da área principal do palco, ocupado pelo coro e pelas danças. Ficavam ali também os instrumentistas.
Explicação:
Resposta:
A Orquestra do Estado de Mato Grosso foi criada em 2005 numa iniciativa do governo do Estado de Mato Grosso em parceria com o Ministério da Cultura e empresas privadas de diversos segmentos. O grupo valoriza a cultura mato-grossense em diálogo com a música universal, definindo uma sonoridade singular, com repertórios e timbres únicos. A Orquestra do Estado de Mato Grosso integra a política cultural do governo do Estado de Mato Grosso, sendo reconhecida pelo Decreto Governamental n. 415, de 05 de julho de 2007, como Organização Social da Cultura e pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Do ano de sua criação até 2015, a Orquestra do Estado de Mato Grosso, em dez temporadas de concertos ininterruptas, realizou aproximadamente 600 apresentações divididas em três séries de concertos: Oficiais, Didáticos e Populares. Todos gratuitos ou a preços populares, para um público anual de aproximadamente 100 mil pessoas. Só no Estado de Mato Grosso, as apresentações da OEMT chegaram a 24 municípios. Pelo Brasil, são162 concertos em 92 cidades de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em 2006, a Orquestra foi convidada a participar, na Bolívia, do mais importante festival de música barroca e renascentista do mundo, o VI Festival Internacional “Misiones de Chiquitos”. Em 2014, a convite do Auditório Ibirapuera, realizou concerto comemorativo de décima temporada, com participação de Roberto Corrêa, Carlos Corrales, da banda Vanguart e do Trio Pescuma, Henrrique & Claudinho.
Explicação: