Assim como a ideia de inter-relação das organizações com o meio em que estão inseridas, o perfil das organizações que são consideradas a partir de uma abordagem sistêmica, difere da ideia de organizações das teorias da Escola Clássica em uma série de características, que demonstram as mudanças acerca da concepção organizacional.
Considerando o trecho apresentado, acerca das características do pensamento sistêmico, analise as afirmativas a seguir.
I. A homeostase dos sistemas abertos é uma característica que corresponde à capacidade que as organizações têm de modificar os seus objetivos, quando o ambiente não lhes é favorável.
II. A visão sistêmica tem como característica a resiliência organizacional, que corresponde à capacidade que as organizações como sistemas abertos têm de enfrentar as influências e as pressões do ambiente, se auto-organizando constantemente.
III. De acordo com a visão sistêmica, não existem linhas ou fronteiras demarcatórias entre os ambientes internos e externos da organização, existindo total interação entre as organizações e o meio ambiente no qual elas estão inseridas.
IV. Ao contrário do que apregoavam as teorias da Escola Clássica, a abordagem sistêmica acredita num comportamento não determinístico para as organizações, em que não se pode prescrever soluções para os problemas, já que as organizações são diferentes.
Respostas
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Na visão sistêmica, "o todo" é considerado a todo o momento, pois o ambiente interno e externo possuem fronteiras finas, já que um afeta o outro, o que gera situações diferentes para diferentes empresas, e isso gera diferentes necessidades, sendo pouco eficiente prescrever métodos para resolver problemas só por serem parecidos.
Cada empresa possui os seus próprios problemas que podem ser resolvidos com a reorganização da estrutura da empresa de acordo com as necessidades do mercado e da própria empresa.
Espero ter ajudado!
Resposta:II e IV, apenas.
Explicação:
Na visão sistêmica, existem linhas demarcatórias entre o meio externo e o interno da organização que servem para determinar o quanto um sistema é aberto para o meio, e qual é o grau de interação que a organização mantém com o sistema externo. Já no que diz respeito à homeostase organizacional, a compreensão sistêmica assinala que isso ocorre porque a organização mantém o foco em seus objetivos e procura caminhos alternativos quando o ambiente não é favorável. Ou seja, a homeostase está na autorregulação em função das mudanças ambientais, e não na modificação dos seus objetivos em função delas.
Pergunta 9