Respostas
Resposta:
CAUSA:
A causa imediata apontada é o assassinato, em Sarajevo, do Arquiduque do Império Austro-Húngaro, Francisco Fernando, pelo nacionalista sérvio Gavrillo Princip. ... Com isso o, Império Austro-Húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de Julho. Os russos então mobilizaram suas tropas em apoio aos sérvios.
CONSEQUÊNCIAS:
Durante a Primeira Guerra Mundial morreram, aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões.
- Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.
- Desintegração dos impérios Otomano e Austro-Húngaro.
- Surgimento de novas nações na Europa: Iugoslávia, Hungria, Polônia, Tchecoslováquia, Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia.
- Ascensão e fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial.
- Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.
- Assinatura do Tratado de Versalhes que impôs uma série de penalidades a derrotada Alemanha.
- Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares.
- Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira.
- Surgimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, em função das duras penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes.
- Questões problemáticas, que não foram resolvidas na Grande Guerra, ressurgiram na década de 1930 e influenciaram na origem da Segunda Guerra Mundial.
- Criação de condições favoráveis para o surgimento de regimes fascistas na Europa (principalmente na Itália e Alemanha)