Oque você entende sobre o tema ''Vicio em games e sua classificação como doença pelo OMS, Aponte 3 causas para esse problema, Aponte 3 consequências sobre esse problema, Dê uma possível solução que pode ser colocada em prática.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Para o transtorno de videogame ser diagnosticado, o padrão de comportamento deve ser de severidade suficiente para resultar em prejuízo significativo nas áreas pessoal, familiar, social, educacional, ocupacional ou outras áreas importantes, tornando-se evidente por pelo menos 12 meses”, disse a OMS.
Embora alguns relatos da mídia tenham acolhido favoravelmente a designação formal do vício em videogame dentro da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) como útil para os pacientes, outros a consideraram uma preocupação desnecessária entre os pais.
“Há poucos retratos mais verdadeiros do bem-estar de um país do que suas estatísticas de saúde”, disse a OMS. Enquanto amplos indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB), podem distorcer impressões de prosperidade individual, dados sobre doenças e mortes revelam quais as condições reais de vida de uma população
Logo Minha Vida
HOME
|
SAÚDE
|
TUDO-SOBRE
Vício em games: Sintomas, Tratamentos e Causas
Redação
Escrito por Redação
Redação Minha Vida
compartilhar
Visão Geral
O que é Vício em games?
O vício em games é um tipo de vício comportamental em que a pessoa deixa de fazer suas atividades diárias para ficar jogando, o que compromete atividades básicas do cotidiano, como higiene pessoal, alimentação, trabalho e/ou estudos, vida social e etc. Além disso, a pessoa chega ao ponto em que continua ou aumenta a frequência do jogar apesar da ocorrência de consequências negativas. Esses descontrole do ato de jogar deve ser recorrente por mais de 12 meses.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Pessoas que conseguem se focar nas outras atividades e se desligar do jogo não entram nesta categoria.
Presença no CID-11
Em janeiro de 2018 foi anunciado que o transtorno de vício em games seria incorporado como doença pelo 11º Catálogo Internacional de Doenças (CID-11).
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Apesar de ser um tipo de vício que já é tratado por instituições médicas no Brasil e no mundo, com esta resolução será possível estudar melhor o problema, entendendo epidemiologia, resposta aos tratamentos, entre outros.
Além disso, isso tornará mais simples também mensurar a prevalência e populações mais afetadas pelo quadro.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Mas isso pode trazer pontos negativos como estigmatização dos jogadores e também os diagnósticos falso positivos. Isso acaba desvirtuando o ato de jogar, trazendo um caráter negativo para a prática.
Benefícios de jogar vídeo games
Os jogos virtuais e games podem trazer uma série de benefícios, principalmente para crianças, trazendo melhoras para:
Raciocínio lógico
Tolerância a frustrações
Agilidade
Coordenação
Atenção.
Além disso, os jogos sociais podem trazer maior relação com pessoas, vivência de novas experiências e abertura para criação de novas relações.
Causas
Não existe uma causa conhecida ou específica para o vício em games: e sim uma somatórias de fatores que aumentam as chances da pessoa desenvolver o distúrbio.
NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Ou seja, não basta que a pessoa se exponha muito ao game, pois muitas pessoas jogam todos os dias e não apresentam o quadro.
Veja abaixo os principais fatores de risco para o vício em games:
Fatores de risco
Os fatores mais ligados ao risco de ter vício em games são:
Fatores biológicos
Algumas pessoas possuem estruturas neuronais e/ou biológicas que fazem com que a pessoa:
Tenha dificuldades para deixar de jogar ou interromper o jogo
Sofrer muito quando não está jogando
Tenha uma necessidade cada vez maior de jogar quantidade maiores de tempo ou por mais recompensas.