• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaelggf
  • Perguntado 7 anos atrás

A maior participação política na democracia ateniense tornou o terreno mais fértil para a filosofia?​

Respostas

respondido por: davegrohl2006
1

Resposta:

Efetivamente! A participação política foi de uma certa forma uma maneira de não apenas discursar em público mas como a reflexão sobre as questões que envolviam as pessoas em sociedade! Nesse aspecto, ao deixar de se preocupar com as questões cosmológicas e focar mais nas questões diretas do dia a dia (antropológicas), a Filosofia se viu em um campo vastíssimo para a discussão e reflexão de inúmeros aspectos humanos tais como a Política, a Ética, a Estética, a Epistemologia e até mesmo a Religião considerando a influência órfica e pitagórica sobre Sócrates, Platão e Aristóteles.

Espero ter ajudado!


rafaelggf: Essas transformações contribuíram para uma mudança de foco das questões referentes a phisys(pré socráticos) para assuntos políticos?
davegrohl2006: Sim! Inclusive, os pré-socráticos foram superados tanto pelos sofistas quanto por Sócrates e Platão já que no tempo dos sofistas, as discussões cosmológicas estavam retornando a estaca zero sem uma conclusão ou ampliação da reflexão! Além disso, a política não era um forte desses pré-socráticos
davegrohl2006: Os pré-socráticos discutiam questões éticas e morais mas não do uso delas em Ágoras ou assembleias públicas! Heráclito por exemplo era filho da realeza de Éfeso e não quis assumir nenhuma posição política sobre o contexto de sua cidade!
Perguntas similares