• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaelggf
  • Perguntado 7 anos atrás

Nos tempos de Péricles, a democracia ateniense garantia para os cidadãos a igualdade perante a lei (isonomia) e a igualdade de direitos a palavra nas assembleias (isegoria). Os conceitos de isonomia e isegoria ainda são desejáveis na política?​

Respostas

respondido por: davegrohl2006
8

Resposta:

Bom, para a política atual em seu viés democrático sim! Aliás, a isegoria é mais desejável do que a própria isonomia tendo em vista que o princípio isonômico já parte do pressuposto de que ao nascer em determinado país, ele já é tratado de forma igual aos que nasceram antes dele, ou seja, há uma espécie de isonomia por consanguinidade em que mesmo os que não nasceram no Brasil, por exemplo, são tratados de forma igual mas ao estrangeiro é vedado por exemplo a isegoria no caso dos cargos políticos uma vez que ele deve se naturalizar primeiro para depois sim ter seu direito isegórico (na esfera política) garantido mas nada o impede de discursar em público como é o caso de professores visitantes de outros países que lecionam nas universidades federais e particulares.

Mas, no âmbito político, isonomia e isegoria são fundamentais para a participação das decisões que decidem o destino de um lugar.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares