Sobre os aspectos gerais que envolvem a objetividade e a subjetividade nas ciências sociais, assinale a alternativa correta. a ) Outro ponto em comum com a concepção objetivista e subjetivista tem uma perspectiva de que os valores são reais, opondo-se ao relativismo, que prega que os valores não são reais, mas antes relativos à cada cultura. b ) Tanto a objetividade moral quanto o subjetivismo, com o seu relativismo, pressupõem a unicidade moral. Para ambas as correntes, sendo os valores reais, necessariamente se diferem e se excluem. c ) Uma das grandes questões das ciências sociais é se é possível a objetividade do observador. Na moderna epistemologia das ciências sociais sabe-se que é possível a objetividade nas observações dos cientistas sociais. Essa neutralidade do pesquisador é alcançada graças a métodos e técnicas de pesquisa que permitem a segurança da objetividade nas pesquisas. d ) A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do observador.
Respostas
Resposta:
letra D)
Explicação:
A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é
inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do
observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do
observador.
Resposta:
D ) A subjetividade pode significar tanto aquilo que é tendencioso e parcial quanto aquilo que diz respeito ao sujeito; ou seja, é inescapável à condição humana. Já a objetividade traz a marca de algo que seja possível de ser captado, independentemente do observador, da condição humana: algo que estaria dado como uma realidade existente independentemente dos valores do observador.
Explicação: