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O artigo tem por objetivo aproximar os conceitos de Memória Cultural e Romance Memorial na medida em que ambos têm na memória genealógica e nos processos de transmissão suas bases epistemológicas. O artigo procura mostrar que o romance contemporâneo transita da interioridade (escritas de si) para a anterioridade (necessidade de desvendar traços da ancestralidade do narrador) e aporta exemplos retirados do romance da autora afro-brasileira Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor (2010) que, através de 950 páginas, retraça a busca de uma ex-escrava por seu filho e a estratégia de preservação da Memória ancestral através das funções de transmissão, revivescência e reflexividade, apontadas pela teórica Anne Muxel (2007).
INGLES
The article aims to approach the concepts of Cultural Memory and Memorial Romance in that both have family in memory and transmission processes its epistemological bases. The article attempts to show that the contemporary novel moves the interior (written themselves) for the prior (need to reveal the narrator's ancestry traces) and brings examples from the novel of the african-Brazilian author Ana Maria Gonçalves, a color defect (2010 ) which, through 950 pages, recounts the search for a former slave by his son and a preservation strategy of ancestral memory through the transmission functions, revival and reflexivity, identified by theoretical Anne Muxel (2007).
O artigo tem por objetivo aproximar os conceitos de Memória Cultural e Romance Memorial na medida em que ambos têm na memória genealógica e nos processos de transmissão suas bases epistemológicas. O artigo procura mostrar que o romance contemporâneo transita da interioridade (escritas de si) para a anterioridade (necessidade de desvendar traços da ancestralidade do narrador) e aporta exemplos retirados do romance da autora afro-brasileira Ana Maria Gonçalves, Um defeito de cor (2010) que, através de 950 páginas, retraça a busca de uma ex-escrava por seu filho e a estratégia de preservação da Memória ancestral através das funções de transmissão, revivescência e reflexividade, apontadas pela teórica Anne Muxel (2007).
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The article aims to approach the concepts of Cultural Memory and Memorial Romance in that both have family in memory and transmission processes its epistemological bases. The article attempts to show that the contemporary novel moves the interior (written themselves) for the prior (need to reveal the narrator's ancestry traces) and brings examples from the novel of the african-Brazilian author Ana Maria Gonçalves, a color defect (2010 ) which, through 950 pages, recounts the search for a former slave by his son and a preservation strategy of ancestral memory through the transmission functions, revival and reflexivity, identified by theoretical Anne Muxel (2007).
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