O famoso antropólogo Roberto da Matta produziu uma importante teoria sobre a sociedade brasileira, fato que foi caracterizado com uma antropologia do Brasil. Segundo Da Matta, a sociedade brasileira tem as relações pessoais como meio de navegação social, o que só é possível por se tratar de uma sociedade hierárquica onde “cada um tem o seu lugar”. Após caracterizar a sociedade brasileira Da Matta estabeleceu comparações com a sociedade norte-americana, privilegiando temas como o racismo e a cidadania. A comparação entre sociedades diferentes está associada ao uso da teoria:
A
Evolucionista
B
Difusionista
C
Estruturalista
D Funcionalista
Respostas
respondido por:
1
A alternativa D está correta.
O autor promove ao leitor uma introspecção sobre as questões acerca da sociedade que vivemos, ou seja, o universo de cada indivíduo.
Quando nos referimos a casa, notamos nosso abrigo, nosso lar, a sensação de proteção e zona de conforto, porém, quando pensamos na rua, vemos as dinâmicas de transformação, a diversidade, a fuga da zona de conforto e a área de conhecimento que precisamos para caminhar até a evolução.
A rua representa as diferenças a casa a igualdade, e, ambas caminham lado a lado, apesar de na prática possuírem suas diferenças de pessoa para pessoa, mas o principal foco é a pluralidade dos grupos sociais.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás