O sarampo, uma das doenças clássicas da infância, é uma doença aguda e autolimitada, infectocontagiosa e de alta transmissibilidade. Apresenta distribuição global, ocorrendo indiscriminadamente em ambos os sexos, sem distinção de raça, clima ou nível social. Nos países em desenvolvimento, apesar da introdução da vacina, a doença ainda constitui importante causa de hospitalização, morbidade e letalidade na infância. A taxa de mortalidade está diretamente ligada à higiene, nutrição e desenvolvimento socioeconômico dos indivíduos. O grande desafio para conseguir eliminar essa doença é a incapacidade de imunizar toda a população no adequado tempo.
Em relação a esta doença, assinale a alternativa CORRETA:
(1) O diagnóstico do sarampo é clínico basicamente. Pode ser realizada a sorologia, o teste sorológico mostra a presença da IgG na fase aguda da doença.
(2) Após o período de incubação que pode variar entre 5 a 8 dias, tem início o período prodrômico, caracterizado por ausência de febre, apetite intenso, conjuntivite com lacrimejamento e fotofobia, além de diarreia.
(3) Dez dias antes do início do rash, surge na mucosa jugal um sinal considerado patognomônico da doença chamado de Koplik, que se caracteriza-se por lesões puntiformes branco-azuladas com base eritematosa e que desaparece 15 dias após o exantema.
(4) O vírus causador do sarampo é um DNA vírus, que pertence à família Paramyxoviridae subgrupo Morbillivirus.
(5) A infecção com vírus vivo estimula a produção de anticorpos; estes neutralizam a infectividade e fixam o complemento. As imunoglobulinas IgM e IgG, estimuladas pela infecção e vacina, aparecem em torno do 12° dia e atingem o máximo por volta do 21° dia. Em seguida, a IgG persiste indefinidamente em quantidades mensuráveis.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Eu acho que é a 4...O sarampo pode ser um vírus
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás