Respostas
Resposta:
Aristóteles foi discípulo de Platão na Academia em Atenas e posteriormente mestre de Alexandre Magno. Quando este assumiu o trono da Macedônia, ele retornou a Atenas e abriu o famoso Liceu. Seus escritos abrangem diversos assuntos como a física, a metafísica, as leis da poesia e do drama, a música, a lógica, a retórica, o governo, a ética, a biologia e a zoologia.
No livro Ética a Nicômaco, obra batizada em dedicatória a seu filho, Aristóteles fala da prática da virtude como meio para a felicidade, que seria o maior objetivo do ser humano. “Assim, toda virtude, quando colocada em prática, gera em nós a possibilidade de autoconhecimento através da reflexão. Ao buscar um referencial interno, que funcione como uma ferramenta dentro do cotidiano, nossas ações tendem a ser mais belas, boas e justas, e nós, felizes”, comenta.
E continua: “O filósofo nos apresenta então um conceito quase matemático de virtude. Ele nos diz que ela é sempre o ponto médio entre dois extremos, o do excesso e o da deficiência. Tomemos como exemplo a virtude da coragem: seu extremo da deficiência é o medo, que nos paralisa, e o do excesso é a temeridade, que nos torna irresponsáveis e inconsequentes”.
A boa notícia, então, é que as virtudes podem ser adquiridas, pois a forma de desenvolvê-las é através da prática de atos virtuosos. Segundo Aristóteles: “nós nos tornamos justos praticando atos justos, temperantes praticando atos temperados, corajosos praticando atos corajosos”.
Foram essas, e ainda são, as questões que impulsionaram todos os filósofos à maneira clássica. Os filósofos são aqueles que buscam essas respostas, os que estão dispostos a ir além do convencional, e a fazer algo para que o mundo possa um dia ser realmente melhor. Esse é um convite à Filosofia.
Explicação:
Resposta:
Se você puder leia o livro "o mundo de Sofia". Te ajudará bastante pois ele explica sobre muitos filósofos como estes de que você precisa. Tem PDF na Internet