3)
Leia o trecho abaixo.
"[...] desde tempos antigos é por meio das frentes de expansão econômica e militar europeia que a África foi observada pelos olhos europeus. Em determinados contextos, como por exemplo, o da expansão marítima e comercial realizada pelos europeus a partir do século XV e, em momento posterior, como no século XIX sob a égide do Imperialismo, os contatos e, consequentemente os discursos e intervenções sobre o continente africano tornaram- se mais intensos."
(TELES, Luciano Everton Costa. Um olhar sobre a historiografia africana e afro-brasileira. História Hoje – Revista de História e Ensino, v. 1, n. 1, p. 239-252, 2012, p. 241.)
Acerca dos discursos produzidos sobre o continente africano, analise se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) Por muito tempo, olhar para a África era partir de pressupostos já conhecidos, feitos e organizados, muitas vezes, por uma visão que negava à África o direito de ter tido a sua própria história, suas ações, práticas, culturas e tirar dos seus sujeitos o poder de decisão.
( ) A África era vista como algo menor e os movimentos e as dinâmicas das etnias que ali estavam presentes eram literalmente encarados como se não tivessem nenhuma influência sobre as regiões da própria África e do mundo.
( ) A escrita da história sobre a África era externa e assentada no eurocentrismo, ou seja, na crença da superioridade do modo de vida e do desenvolvimento europeu-ocidental.
( ) Os aspectos das sociedades e culturas africanas, tais como práticas agrárias, organizações políticas, produções artísticas, celebrações religiosas, dentre outros, eram temáticas constantes e centrais nos textos produzidos sobre a África, sempre no sentido de valorização desses aspectos.
Assinale e alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – V – F
b)
F – F – V – F
c)
F – V – V – F
d)
F – V – F – V
e)
V – F – V – F
4)
Sobre as redes sociais, Zygmund Bauman considerou:
"Mas, nas redes, é tão fácil adicionar e deletar amigos que as habilidades sociais não são necessárias. [...] as redes sociais não ensinam a dialogar, porque é muito fácil evitar a controvérsia. Muita gente as usa não para unir, não para ampliar seus horizontes, mas ao contrário, para se fechar no que eu chamo de zonas de conforto, onde o único som que escutam é o eco de suas próprias vozes, onde o único que veem são os reflexos de suas próprias caras. As redes são muito úteis, oferecem serviços muito prazerosos, mas são uma armadilha.
(QUEIROL, Ricardo de. Entrevista: Zygmund Bauman. As redes sociais são uma armadilha. 9 jan. 2016. In: El Pais.)
Sobre as redes sociais, considere as afirmações:
I - Atualmente, é possível acessar à internet a partir de dispositivos que vão além dos computadores, como smartphones e tablets, o que tornou a internet mais acessível para muitos indivíduos que antes não podiam acessá-la. Além disso, houve melhoria na qualidade dos serviços e no tráfego de dados nos últimos anos.
Sendo que,
II - Contudo, a internet também é um ambiente dominado pelos interesses privados, sobretudo das
multinacionais, o que pode limitar (ou já limita) a liberdade dos indivíduos e a democracia na rede.
Assinale a resposta correta quanto às afirmações acima:
Alternativas:
a)
A primeira afirmação é correta e a segunda é falsa.
b)
A primeira afirmação é falsa e a segunda é correta.
c)
As duas afirmações são falsas.
d)
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
e)
As afirmações são verdadeiras, porém a segunda não complementa corretamente a primeira.
5)
De acordo com Farlane in Malerba (2006, p.387): "Quando o Brasil se tornou independente em 1822, juntou-se ao crescente número de colônias europeias nas Américas que haviam rompido com suas respectivas metrópoles e se transformado em países autônomos". (MCFARLANE, Anthony. Independências americanas na era das revoluções: conexões, contextos, comparações. In: MALERBA, Jurandir (Org). A Independência Brasileira: novas dimensões. Rio de Janeiro: 2006).
Com base nos seus conhecimentos a esse respeito, analise as alternativas abaixo e assinale a correta:
Alternativas:
a)
A secessão do Brasil, em relação a Portugal, deu-se de maneira diversa daquelas levadas a cabo pelas colônias da América hispânica em seus processos de ruptura com a metrópole espanhola.
b)
Assim como no Brasil, os processos de independência das colônias da América espanhola envolveram longos enfrentamentos armados.
c)
A emancipação política do Brasil fez parte de um processo histórico amplo que teve início com o fim do imperialismo britânico.
d)
A crise das monarquias ibéricas influenciou sobremaneira os processos de independência da América Espanhola, mas não chegou a interferir no processo brasileiro.
e)
O Brasil foi o pioneiro nos processos de independência ocorridos na América, conseguindo sua emancipação política já em 1808, quando ocorreu a chegada da Família Real.
Respostas
Oi, tudo bom?
3) Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
a) V - V - V - F
A última alternativa é falsa ao dizer que as temáticas africanas eram centrais nos textos produzidos sobre a África, quando na verdade imperava uma visão eurocêntrica de mundo na historiografia. É possível também dizer que havia uma desvalorização dos aspectos africanos na História, e não valorização, como diz a alternativa.
4) Assinale a resposta correta quanto às afirmações acima:
d) As duas afirmações são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira.
Embora o acesso à internet esteja mais democrático que antes, pode-se dizer também que o poderio econômico das grandes empresas afeta a experiência virtual, com suas propagandas, impulsões, coleta de dados, direcionamentos, etc.
5) Assinale a correta:
a) A secessão do Brasil, em relação a Portugal, deu-se de maneira diversa daquelas levadas a cabo pelas colônias da América hispânica em seus processos de ruptura com a metrópole espanhola.
O processo de independência da América Portuguesa foi diferente do vivenciado pela América Espanhola. As colônias espanholas juntaram forças militares e travaram longos combates com forças as monarquistas pela tomada de território, em um processo de muitas idas e vindas. Logo após a vitória definitiva as colônias espanholas se fragmentaram em várias Repúblicas, ao passo que o Brasil se tornou um Império e manteve intacto seu território.
Bons estudos!