Respostas
Explicação:
×
Império Romano
Por Ana Luíza Mello Santiago de Andrade
Graduada em História (Udesc, 2010)
Mestre em História (Udesc, 2013)
Doutora em História (USP, 2018)
Categorias: Civilização Romana, História
Faça os exercícios!
Compartilhe:
O Império Romano foi o período da história de Roma que se iniciou com nomeação de Otávio Augusto no ano 27 a.C. e termina com o fim do Império Romano do Ocidente em 475 d.C. que marca o fim da Idade Antiga e início o da Idade Média. A palavra Império vem da palavra de generais, do latim Imperator que significa “aqueles que mandam”. Além de ser marcado pelo fim de todo um tempo histórico, o período imperial vai ser marcado por várias mudanças socioculturais como o a população miscigenada, o nascimento do cristianismo, a construção de vários monumentos arquitetônicos e a contínua expansão territorial.
O fim da República em Roma (509 a.C. a 27 a.C.) com a morte do general Júlio César, que teria tentado apaziguar muitas dessas crises se autoproclamando o Ditador Geral, gerou ainda mais crises. No ano 31 a.C Otávio, sobrinho e herdeiro de Júlio César, assumiu o controle e é nomeado o único general, e teve aprovação do senado, que o nomearam de “princeps”, no latim, o “principal”, e por isso Otávio ficou reconhecido com o Príncipe. No ano de 27 a.C Otávio recebe o título de Augusto (do latim “o venerável”). Augusto vai comandar o Império juntamente com os poderes as várias instituições que se mantiveram da República, tais como o senado e o exército. Otávio Augusto iniciou um período na história romana de abundância e relativa paz interna, que duraria cerca de 250 anos, e ficou conhecido como a “Paz Romana” (Pax Romana).
A sucessão dos imperadores romanos não se dava por meio da hereditariedade, assim como no caso dos reis. Os imperadores concentravam todos os poderes, que antes eram desempenhados pelas outras instituições republicanas, estas por sua vez, continuaram existindo com o intuito de auxiliar a centralização do poder. Aos imperadores eram destinados grandes monumentos, pois a sua adoração era semelhante aos deuses, erguiam-se arcos do triunfos e edifícios