Para a empresa, os benefícios são analisados sob o ponto de vista da relação com os custos da remuneração total, custos proporcionais dos benefícios, oferta de mercado (o que as outras empresas oferecem a seus empregados) e seu papel em atrair, reter e motivar talentos na organização. Do lado dos empregados, os benefícios são analisados em termos de equidade (distribuição justa e balanceada) e adequação as necessidades pessoais. Os benefícios são classificados quanto à exigência legal, à natureza, ao objetivo, às necessidades humanas e quanto às áreas de vida do colaborador. CHIAVENATO, I. Remuneração, benefícios e relações de trabalho: como reter talentos na organização. 6. ed. São Paulo: Manole, 2009. (Adaptado) Nesse contexto e considerando os estudos sobre benefícios, avalie as afirmativas seguintes como V para verdadeiras e F para falsas: I. Os benefícios compulsórios são aqueles exigidos pela legislação trabalhista ou previdenciária e acordos ou convenções coletivas. O décimo terceiro salário, férias remuneradas e o vale-transporte, são exemplos desse benefício. II. A assistência médico-hospitalar e odontológica é considerada um benefício não monetário, e é ofertado espontaneamente pelas empresas, tem objetivo assistencial e atende as necessidades fisiológicas dos colaboradores e de sua família. III. Os benefícios supletivos dizem respeito aos serviços e benefícios que tem o objetivo de proporcionar ao funcionário, e também a família, condições físicas e psicológicas de repouso, higiene mental ou lazer. IV. Um dos benefícios mais antigos e comum são os seguros de vida em grupo. São classificados como assistenciais e suprem as necessidades fisiológicas dos colaboradores, podendo ser legais ou espontâneos. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Respostas
As alternativas são respectivamente: V, V, F, V.
I - Verdadeira - Benefícios compulsórios - são aqueles obrigatórios pela lei e convenção coletiva como o 13° salário, férias, vale transporte, FGTS e acordos ou convenções coletivas de trabalho, entre outros.
II - Verdadeira - Benefício não monetário - são aqueles que são oferecidos aos colaboradores em forma de serviço ou vantagens, eles não serão recebidos ou liquidados em dinheiro. Exemplos: assistência médica e odontológica, serviço social, clubes e etc.
III - Falsa - Benefícios supletivos - são aqueles que visam algumas facilidades para o colaborador com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida, como transporte, restaurante no local de trabalho, estacionamento privativo, horário móvel de trabalho, entre outros.
IV - Verdadeira - Benefícios assistenciais - são aqueles que tem como objetivo proporcionar ao colaborador condições de segurança e previdência, como assistência médico-hospitalar, assistência odontológica, assistência financeira, seguro de vida, entre outros.
Espero ter ajudado!