• Matéria: História
  • Autor: falegrete
  • Perguntado 7 anos atrás

O Barroco italiano do início do século XVII [...] difere muito do Barroco holandês da mesma época. Ainda assim, há aspectos comuns às obras desse período: o predomínio da emoção, e não da razão, que prevaleceu no Renascimento; o acentuado contraste entre tons claros e escuros, que intensifica a expressão dos sentimentos. Os temas são variados: religiosos, mitológicos e na forma de retratos”.
Marque a alternativa correta:

A
A arte do século XVI foi considerada frequentemente como um período de decadência e o Renascimento representa um novo ponto culminante da arte clássica.

B
Não existiu qualquer diferença significativa sobre o tipo de arte que se produziu durante o Renascimento.

C
O Renascimento se caracteriza por diversas mudanças no cenário político e econômico, porém muito pouco essas mudanças significaram algo para a arte.

D
Existiram vários pontos de impacto no que se considera campo de estudo para a História da Arte, mas o Renascimento é visto como um período irrelevante nessa área de estudos.

E
O Renascimento tem esse nome, mas na realidade representa uma grande continuidade ao tipo de arte que se produzia em outros períodos históricos.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
2

É correta a alternativa A.

O Século XVI foi considerado um "período de decadência" pois marcou o esgotamento do modelo renascentista e a ascensão dos modelos da Contrarreforma (dentre eles o Barroco), com a retomada de formas absolutistas de compreender a política e formas religiosas de desenvolver a arte.

O Renascimento, contudo, com suas técnicas e formas de compreender a função da arte, foi o ápice das ideias clássicas sobre a arte (embora tenha sido um fenômeno do fim da Idade Média/começo da Idade Moderna).

Perguntas similares