5.O programa de saúde da família o PSF foi criado pelo ministério da Saúde como uma estratégia que visa à reorientação do modelo assistencial, substituindo o modelo tradicional de assistência orientado para a cura de doenças e hospitalocêntrico, por um modelo cujas principais características são o enfoque sobre a família (PSF). Inicialmente, o PSF tinha como objetivo tornar-se um instrumento de reorganização do sistema de saúde nacional e da municipalização e sua implantação seria apenas em áreas de risco, assim o PSF, pela Portaria nº 648/06, passou a ser denominado Estratégia Saúde da Família (ESF). Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o motivo desta alteração de nomenclatura:
a) Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência, sem a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade e sem compartilhar os serviços de saúde com a população.
b) Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
c) Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, desfavorecendo a consolidação do SUS.
d) Buscou transcender à lógica do grande número de programas horizontalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência sem criar compromisso e responsabilidade, mas partilhar os problemas entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
Respostas
Resposta:
B - Buscou transcender à lógica do grande número de programas verticalizados em uma tentativa de garantir a integralidade de assistência e a criação de vínculo de compromisso e responsabilidade, compartilhados entre os serviços de saúde e a população, favorecendo a consolidação do SUS.
Explicação:
A respeito da estruturação da Estratégia De Saúde da Família (ESF) pelo Ministério da Saúde, entende-se que o objetivo era transcender a verticalização da assistência, buscando opor-se à ausência de vínculo, compromisso e responsabilidade entre os serviços de saúde e a população. Portanto, a alternativa B é correta.
Vamos aprender um pouco mais sobre a ESF!
Estratégia de Saúde da Família
- A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como objetivo a reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do SUS. Para o Ministério da Saúde e os gestores estaduais e municipais, ela é uma estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica para reorientar o trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica.
- A estratégia também tem como objetivo ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas, melhorando também a relação custo-efetividade.
- Nessa estratégia, é importante que se estabeleça uma uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – eSF) composta, minimamente, por: um médico generalista (ou especialista em Saúde da Família ou médico de Família e Comunidade), um enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família, um auxiliar ou técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
- Podem ser acrescentados profissionais de saúde bucal (como cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal).
Aprenda mais sobre os princípios do Sistema Único de Saúde aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/51912342?referrer=searchResults
#SPJ2