Os padrões podem ser vistos sob 4 (quatro) diferentes perspectivas: os que são aprovados por uma organização de padronização formal e credenciada, que são os:
padrões de consórcios.
padrões de proprietários.
padrões de fabricante.
padrões de jure.
padrões de facto.
Respostas
Resposta:Padrões jure
São aprovados por uma organizaçã’o de padronização formal e credenciada.
Padrões de facto
Surgiram sem um planejamento formal de uma organização de padronização. Eles são desenvolvidos por meio da aceitação pela indústria do padrão de um fabricante específico que é tornado público.
Padrões de Proprietário
São aqueles desenvolvidos à maneira específica de um fabricante.
Padrões de consórcios
Resultam de um processo de planejamento formal. Os padrões surgem de um grupo de fabricantes que formam um consórcio com um objetivo comum.
Grupos de Padronizações
ITU – Um orgão das Nações Unidas que tem como missão criar regras de padronizções internacionais:
ITU-R: Radiocomunicação
ITU-T: Telecomunicações
ITU-D: Desenvolvimento
ISO – (Membro da ITU-T): International Standards Organization ou Organização Internacional para Padronização. Orgão responsável por publicar padronizações internacionais, que tem como membros os organizações internacionais de padronização, entre elsas a ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.
IEEE – Institute of Electrical ad Electronics Engineers ou Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. Instituição responsável por criar padrões nas áreas de engenharia elétrica e de informática.
ANSI – AMerican National Standards Institute ou Instituto Nacional Americano de Padronização. Orgão responsável por criar padrões industriais na área de Comunicação de dados digitais.