1.Podemos dizer que evo morales perpetuou em seu governo ? Por que ?
2.Como é a situação econômica , política e social atual da Bolívia ?
3.Semelhanças e diferenças política , econômica e social do Brasil ?
4.Que tipo de fraude eleitoral Evo Morales cometeu ?
Respostas
Resposta:
Explicação:
1 -os Adversários de Evo Morales afirmam categóricamente que o presidente quer se manter no poder "Evo fez muitas coisas boas, mas mentiu ao dizer que respeitaria a cosntituição" Evo Morales irá disputar seu quarto mandato consecutivo. Ela etá no poder desde 2006.
2 -O atual qudro político extravasa um apaixonante e único processo histórico de lutas sociais: as inúmeras sublevações indígenas, tais como o cerco a La Paz pelo exército de Tupak Katari e Bartolina Sisa, no século 19; os levantes contra o imperialismo, dentre os quais se destaca a Revolução Nacional de 1952; as guerrilhas como via para a revolução, em que sobressai a liderada por Che Guevara. E também a composição étnica da Bolívia, campo fértil para problematizar o entrelaçamento entre classe e etnia, questão nem sempre bem interpretada no campo marxista, bem como pelos que refutam o método materialista histórico-dialético. Finalmente, porque setores das forças políticas que conduzem as transformações ocorridas na última década reivindicam que o país passa por um “Proceso de Cambio” ou “Revolución Democratica y Cultural”, tendo como objetivo estratégico o “socialismo comunitário”.
3- O Estado Plurinacional formouse da perda de liderança da peda la liderana e do poder imperial-burguês-colonial e sua substituição pelo camponês-indígena-popular. A indianização do Estado caminha lado a ladodo que sobra da produduçao que é gerida pelo governo e que determina para onde ira a sua distribuição. Mesmo sob conflitos entre as etnias nacional-popular e indígena-comunitária, é quando essas duas facetas se unem mesmo sob interveção do Estado que se dáp Processo de Cambio, bem como a reversão em alguma das duas facetas do Estado Plurinacional pode significar nova crise estatal. Portanto, o Estado Plurinacional revela-se como Estado em transição, em que sua Constituição estabelece uma série de novas categorias que possibilitam novas relações sociais a serem pensadas pelos pelos novos bloco de poder. O modelo econômico permitiu um aumento velado de direitos, redução da desigualdade social, da pobreza e extrema pobreza. Ao nacionalizar o gás, o governo controlou os excedentes do país. Por outro lado não afiu em processos sociais deixando a população á margem da pobreza
4-
o Tribunal Superior Eleitoral boliviano fez uma inexplicada pausa na divulgação da contagem de votos, justamente no momento em que os resultados parciais apontavam para a possibilidade de um segundo turno entre Morales e o opositor Carlos Mesa.
Em seu relatório, a OEA concluiu que o processo não seguiu boas práticas ou respeitou os padrões de segurança — o que comprometeu a integridade dos resultados.
Resumo da pesquisa