3. Com relação aos sintomas apresentados pela DPOC, foi publicado um estudo em que 298 pacientes responderam a um questionário sobre qual o sintoma que os havia levado a procurar por atendimento médico. O resultado obtido indicou que a dispneia prevalece, seguida pela tosse seca e com expectoração (BÁRBARA et al., 2011). Considerando o contexto, avalie as afirmativas a seguir: I. As doenças obstrutivas agudas ou crônicas acabam por apresentar diversas alterações patológicas que limitam o fluxo aéreo de forma leve, moderada ou grave.
II. As doenças pulmonares obstrutivas crônicas podem estar relacionadas com o estreitamento das vias aéreas por broncoespasmo e inflamação e edema da mucosa.
III. A doença pulmonar obstrutiva crônica não pode ocorrer por presença de material intrabrônquico, como secreções e tumores.
IV. A doença pulmonar obstrutiva crônica não pode ocorrer por compressão por tumores, algo que leva a uma alteração na função pulmonar do paciente.
A alternativa que contém as afirmativas corretas é:
a) Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
b) b) Apenas as alternativas II e III estão corretas.
c) c) Apenas as alternativas II, III e IV estão corretas.
d) d) Apenas as alternativas I e II estão corretas.
e) e) Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
Respostas
respondido por:
2
A alternativa D) é a correta.
Porém, ainda é relativamente falsa.
Os processos obstrutivos causados por inflamação e por edema tendem a serem agudos, acontece, rápido e devem ser resolvidos rapidamente também.
A doença pulmonar obstrutiva crônica pode ocorrer por presença de material intrabrônquico, como secreções e tumores, isso ocorre pois os tumores demoram para crescer, e durante todo o processo de crescimento eles já estão causando obstrução.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás