Em nossa disciplina visualizamos que o Brasil passou por um processo de reforma administrativa do Estado, tendo seu início no ano de 1995. Deste modo, analise as alternativas abaixo e assinale a correta. A. O papel do terceiro setor no âmbito da reforma do Estado brasileiro objetivou a descentralização, mas não a revisão do pacto federativo, uma vez que o Brasil não possuía nem experiências e nem legislações de Estado de Bem Estar Social. B. O papel do terceiro setor no âmbito da reforma do Estado brasileiro objetivou a descentralização e a revisão do pacto federativo, em que são redefinidos os direitos e deveres das unidades da Federação nesse novo modelo de Estado não intervencionista. C. O papel do terceiro setor no âmbito da reforma do Estado brasileiro objetivou a centralização e a confirmação do pacto federativo, em que são redefinidos os direitos e deveres das unidades da Federação nesse novo modelo de Estado intervencionista. D. O papel do terceiro setor no âmbito da reforma do Estado brasileiro ficou obscurecido, não tendo uma definição muito clara sobre as reais intenções de incentivo estatal neste setor. E. Não há alternativa correta na questão.
Respostas
A alternativa correta é a C. O papel do terceiro setor no âmbito da reforma do Estado brasileiro objetivou a centralização e a confirmação do pacto federativo, em que são redefinidos os direitos e deveres das unidades da Federação nesse novo modelo de Estado intervencionista.
O Estado passou por reformas estruturais, as quais o levaram a reduzir a participação direta das estruturas do aparelho nas atividades econômicas e sociais.
Entende-se que são públicas, porque prestam atividade de interesse público e não estatais, porque não integram a Administração Pública direta ou indireta. Nessa proposta de reforma do Estado que se inserem as instituições pertencentes ao Terceiro Setor, representado pelas entidades privadas que atuam em atividades de interesse público, sem finalidade lucrativa.
Espero ter ajudado.