• Matéria: História
  • Autor: cheilaprissila
  • Perguntado 7 anos atrás


Teorias da História
Adg3 - Teorias da História

1)
“O que é uma ‘escola’? ‘Escola’, quando a palavra é aplicada não a um prédio escolar ou a uma instituição de ensino, constitui uma categoria que se relaciona a uma espécie de corrente de pensamento ou de práticas relativas a determinado campo de saber ou de ação humana”.

(BARROS, José d'Assunção. Teoria da História, vol. V. Escola dos Annales e a Nova História. Petrópolis: Vozes, 2012, pág. 14).

É importante não confundir a concepção escola, tal qual descrita na citação, com um paradigma teórico, haja vista que enquanto o primeiro propõe um modo de “fazer” as coisas (uma metodologia), o segundo:

Alternativas:

a)
determina o que os integrantes de determinada escola devem pesquisar.
b)
impõe as regras teóricas que os membros de uma escola precisam seguir.
c)
esclarece as regras teóricas e as determina para o campo metodológico.
d)
acaba apresentando um determinado modo de “ver” as coisas (teoria).
e)
em nada interfere no processo histórico plural de estudo do passado.
2)
Complete as lacunas da sentença a seguir:

"Digamos, para resumir, que a história, em sua forma ________________, se dispunha a ________________ os monumentos do passado, transformá-los em documentos e fazer falarem estes rastros que, por si mesmos, raramente são verbais, ou que dizem em silêncio coisa diversa do que dizem; em nossos dias, a história é o que ________________ os documentos em monumentos, onde se decifram ________________ deixados pelos ________________, onde se tentava reconhecer em profundidade o que tinham sido, uma massa de elementos que devem ser isolados, agrupados, tornados pertinentes, interrelacionados, organizados em conjuntos."

(Adaptado de FOUCAULT, Michel. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008, p. 9).

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:

a)
tradicional, memorizar, transforma, rastros e homens.
b)
pós-moderna, compreender, transforma, rastros e seres vivos.
c)
tradicional, conservar, transforma, vestígios e seres vivos.
d)
materialista, memorizar, conserva, vestígios, e homens.
e)
tradicional, compreender, conserva, rastros e seres vivos.
3)
"Algumas vezes se disse: 'A História é a ciência do passado'. É erro dizê-lo, em meu entender. Primeiro que tudo, a própria ideia de que o passado, como tal, possa ser objeto de ciência é absurda. (...). 'Ciência dos homens', dissemos nós. É ainda muito vago. Temos de acrescentar: 'dos homens no tempo'. O historiador não pensa apenas o humano. A atmosfera em que o seu pensamento respira naturalmente é a categoria da duração”.

(Adaptado de BLOCH, Marc. Apologia da história, ou, O ofício de historiador, Rio de Janeiro: Zahar, 2002, pág. 25-29).







Segundo a citação proferida pelo historiador Marc Bloch, é correto afirmar:

Alternativas:

a)
A história estuda os acontecimentos realizados pelos seres vivos ao longo do tempo.

b)
A história estuda os acontecimentos realizados pelos seres humanos ao longo do tempo.

c)
A história estuda apenas os acontecimentos importantes realizados pelos seres humanos ao longo do tempo.

d)
A história estuda os acontecimentos verdadeiros realizados pelos seres humanos ao longo do tempo.

e)
A história estuda os acontecimentos tradicionais realizados pelos seres vivos ao longo do tempo.

4)
"(...) a História Comparada pergunta simultaneamente: ‘o que observar?’ e ‘como observar?’. E dá respostas efetivamente originais a essas duas indagações".

(BARROS, José D´Assunção. História comparada: da contribuição de Marc Bloch à constituição de um moderno campo historiográfico. Revista História Social. Campinas-SP: Unicamp, n. 13, p. 07-21, 2007, p. 10).

O trabalho historiográfico desempenhado por Marc Bloch em relação à História Comparada pode ser verificado na obra por ele escrita intitulada:

Alternativas:

a)
“A apologia da História ou o Ofício de historiador”, livro escrito por Bloch enquanto esteve preso em um campo de concentração nazista, e por este motivo pôde comparar o ofício enquanto historiador livre e aprisionado.
b)
“A sociedade feudal”, obra escrita com o claro propósito de comparar as ordens sociais (nobres, servos e membros do clero) presentes ao longo de todo o período medieval.
c)
“Martinho Lutero, um destino”, em que buscou refletir sobre o cristianismo que, no final do período medieval, estava se dividindo em dois graças à ascensão do protestantismo de Martinho Lutero.
d)
“O problema da incredulidade no século XVI – a religião de Rabelais”, livro escrito com o propósito de comparar as perspectivas ligadas ao culto pelo cristianismo e sua oposição, as ideias ligadas ao ateísmo.
e)
“Os Reis Taumaturgos”, em que analisa o poder de cura que supostamente reis vinculados a duas dinastias europeias, a Capetíngia (França) e a Plantageneta (Inglaterra), possuíam.

Respostas

respondido por: marilisdeoliveira
48

Resposta:

1 - D

2 - A

3 -B

4 -E

Explicação:

Corrigidas

respondido por: darletetayne
16

Resposta:

1 D

2 A

3 B

4 E

Explicação:

Perguntas similares