“Os locais que tinham organizações políticas centralizadas, como é o caso do Reino do Kongo e do Ndongo, despertavam maior interesse aos portugueses, já que estes vislumbravam cooptar os líderes políticos dessas regiões, visando facilitar a exploração de metais preciosos, cativos, e vários outros produtos de seu interesse”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAREGNATO, L. Em terras do Ngola e do Manikongo: descrição dos reinos do Kongo e do Ndongo no século XV. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo: 2011. p. 1. Acesso em 20 set. 2018.
Considerando o fragmento de texto e o texto-base África, uma história a ser reescrita sobre a região do Congo e de Ndongo, assinale a alternativa correta:
A
No século XVI havia duas facções no império, ambas eram contrárias aos portugueses.
B
Vitoriosa, a facção portuguesa iniciou a evangelização da região.
C
A região adotou o islamismo como religião oficial.
D
O reino do Congo e de Ndongo resistiu, violentamente, contra a escravidão
E
A união entre lusos e congoleses levou os manicongos a entregarem o seu poder aos traficantes de escravos.
Respostas
respondido por:
1
É correta a alternativa B.
Os portugueses, ao estabeleceram contato com o Congo, tentaram se aproximar das lideranças políticas por meio da religião, oferecendo assistência técnica e possivelmente militar aos grupos que se convertessem ao cristianismo.
Tais facções, percebendo a vantagem política que o novo aliado poderia representar, se aproximaram do projeto dos portugueses e venceram os seus adversários internos, dando início a uma aliança que beneficiava as elites dos dois países em detrimento dos nativos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás