Respostas
Resposta:
Monóxido de carbono (CO)
Principais fontes:
Veículos
Efeitos gerais sobre a saúde:
Liga-se à hemoglobina, substância do sangue que leva o oxigênio às células, diminuindo a oxigenação. Em altas concentrações, em ambiente fechado, pode matar. Pode causar também tonturas, vertigens e alterações do sistema nervoso central. Os mais prejudicados são os doentes cardíacos, portadores de angina crônica.
Dióxido de enxofre (SO2)
Principais fontes:
Indústrias e veículos a diesel
Efeitos gerais sobre a saúde:
Provoca coriza, catarro e danos irreversíveis aos pulmões. Em altas concentrações pode matar. Também afeta plantas e espécies mais sensíveis e contribui para a destruição, por corrosão, do patrimônio histórico.
Dióxido de nitrogênio (NO2)
Principais fontes:
Processo de combustão geral: veículos.
Efeitos gerais sobre a saúde:
Pode provocar desconforto respiratório, diminuição da resistência a infecções e alterações celulares.
Ozônio (O3)
Principais fontes:
Decorre da ação da luz solar sobre os hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio, resultantes do processo de queima de combustíveis principalmente por veículos.
Efeitos gerais sobre a saúde:
Causa envelhecimento precoce e diminui a resistência às infecções. Pode gerar ainda irritação nos olhos, nariz e garganta, e muito desconforto.
Material particulado (MP)
Principais fontes:
Veículos movidos a diesel, indústriais, desgaste de pneus e freios dos veículos em geral da suspensão de poeiras assentadas.
Efeitos gerais sobre a saúde:
Agrava quadros alérgicos de asma e bronquite. As partículas mais grossas ficam retidas no nariz e na garganta, causando irritação e infecções gripais; as mais finas chegam aos pulmões, agravando casos de doenças respiratórias ou cardíacas. Pode causar câncer.
Hidrocarbonetos (HC)
Principais fontes:
Queima incompleta e evaporação dos combustíveis (álcool, gasolina e diesel) e outros produtos voláteis.
Efeitos gerais sobre a saúde:
São responsáveis pelo aumento da incidência de câncer no pulmão, irritação nos olhos, nariz, pele e aparelho respiratório
gás carbônico: resulta das combustões e da respiração de animais e plantas. Serve de matéria prima para os vegetais na fotossíntese. A cada dia sua concentração no ar aumenta, sendo ele um dos principais responsáveis pelo efeito estufa.
Óxidos de nitrogênio e enxofre: esses gases tóxicos são liberados na queima industrial de combustíveis fósseis como o carvão mineral e o óleo diesel. O dióxido de nitrogênio pode provocar bronquite, asma e enfisema pulmonar. Quando esses gases se combinam com o vapor de água presente na atmosfera, eles são convertidos em ácido nítrico e ácido sulfúrico. Diante disso podemos concluir que eles são os responsáveis pelas chuvas ácidas. Os dois gases diminuem a capacidade de formação de anticorpos no organismo.
Monóxido de carbono: gás incolor, inodoro, mais leve que o ar e extremamente tóxico. Ao se combinar com a hemoglobina, prejudica o transporte de oxigênio pelas células. Esse gás é proveniente da queima incompleta de moléculas orgânicas e sua principal fonte de emissão são os motores de veículos como automóveis, ônibus, caminhões, motos etc.