Respostas
Olá.
Resposta:
A relação entre os três sociológos sobre o estado é que todos eles pensam no estado como um organizador social que tem uma legitimação sobre o uso da violência contra a população e que cedo ou tarde pode ser usado contra a própria, apesar deles discordarem em alguns aspectos, é basicamente isso a relação entre a teoria dos 3.
Explicação:
Karl Marx: Afirmava que o estado era essencialmente classista, representante de uma classe social a burguesia, A função do estado na teoria de Marx é defender os interesses da classe burguesia por meio de seus instrumentos legitimados por ser do estado, violência(Policia e Militares), regulação e jurídico.
Émile Durkheim: Afirma que o estado é essencial como organizador da vida social, Ele não chega a ver o estado como inimigo da sociedade, mas não nega que o estado pode usar de todo o poder contra a sociedade, Enfim Durkheim acredita que o dever do estado é ajudar na individuação.
Max Weber: Afirma que o estado detêm o monopólio do uso legítimo da força física dentor do território que controla, Para weber o estado é dotado de dominação legal( Força, jurídica etc... ) Como dizia Weber “ relação de dominação de homens sobre homens” (WEBER, 1999 p. 526 ”