• Matéria: Contabilidade
  • Autor: jairowildgen
  • Perguntado 7 anos atrás

Para que exista um passivo, deve haver obrigações presentes de uma entidade, as quais foram derivadas de eventos passados.

CARVALHO, E. C. et al. Teoria da Contabilidade e Ética Profissional. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

Considerando os critérios de reconhecimento do passivo, assim como as características do mesmo, analise as afirmativas a seguir:

I. Provisões são passivos que não podem ser mensurados com exatidão, fazendo com que o contador estabeleça estimativas, ou seja, o valor irá depender do julgamento do profissional.
II. A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer, como por exemplo, quando se substitui uma obrigação por outra.
III. Mesmo que o credor renuncie à dívida, a obrigação deve permanecer no passivo da entidade, ou seja, não é considerada como liquidada.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II, apenas.

Alternativa 3:
II e III, apenas.

Alternativa 4:
I e II, apenas.

Alternativa 5:
I, II e III.

Respostas

respondido por: Noranh
21

Resposta:

Alternativa 4: I e II APENAS!

I Provisões são passivos que não podem ser mensurados com exatidão, fazendo com que o contador estabeleça estimativas, ou seja, o valor irá depender do julgamento do profissional. CORRETO.

II  A liquidação de uma obrigação presente pode ocorrer, como por exemplo, quando se substitui uma obrigação por outra. CORRETO.

III Mesmo que o credor renuncie à dívida, a obrigação deve permanecer no passivo da entidade, ou seja, não é considerada como liquidada. ERRADO. (Uma obrigação pode sim ser liquidada com a renúncia do credor).

Explicação: Página 58 do livro Teoria da Contabilidade e Ética profissional.

Perguntas similares