• Matéria: Português
  • Autor: DerekHenrique
  • Perguntado 7 anos atrás

ADORMECIDA (Castro Alves)

Uma noite, eu me lembro... Ela dormia
Numa rede encostada molemente...
Quase aberto o roupão.... solto o cabelo
E o pé descalço do tapete rente.

'Stava aberta a janela. Um cheiro agreste
Exalavam as silvas da campina...
E ao longe, num pedaço do horizonte,
Via-se a noite plácida e divina.

De um jasmineiro os galhos encurvados,
Indiscretos entravam pela sala,
E de leve oscilando ao tom das auras,
Iam na face trêmulos — beijá-la.

Era um quadro celeste!... A cada afago
Mesmo em sonhos a moça estremecia...
Quando ela serenava... a flor beijava-a...
Quando ela ia beijar-lhe... a flor fugia...

Dir-se-ia que naquele doce instante
Brincavam duas cândidas crianças...
A brisa, que agitava as folhas verdes,
Fazia-lhe ondear as negras tranças!

E o ramo ora chegava ora afastava-se...
Mas quando a via despeitada a meio,
Pra não zangá-la... sacudia alegre
Uma chuva de pétalas no seio...

Eu, fitando esta cena, repetia
Naquela noite lânguida e sentida:
"Ó flor! — tu és a virgem das campinas!
"Virgem! — tu és a flor de minha vida!...”



O texto acima é representativo de uma das vertentes da obra de Castro Alves, poeta considerado a maior expressão da terceira geração do Romantismo. Essa vertente tem como característica

Respostas

respondido por: nicholasrb
5

Resposta:

letra d - A visão do amor e da mulher segundo um viés que apresenta elementos de sensualidade, de erotismo

Explicação:

O lirismo de Castro Alves. se confrontado com o dos poetas românticos da 2ª geração, revela uma concepção do amor e um perfil feminino voltados para um certo erotismo e sensualidade, como se percebe, por exemplo, nos versos da primeira estrofe.

O tom de denúncia, o condoreirismo de Castro Alves, mostra-se presente, não nesses versos, mas em seus poemas de cunho social, voltados para a crítica ao regime escravagista.

Não se percebe nos poemas do escritor baiano em geral, e nesse em particular, ma temática nacionalista, predomínio da razão, ideais estéticos do Classicismo ou a expressão da realidade objetiva com verdades absolutas e universais.

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