1)
A atividade empresária se transformou no foco da economia tão logo fora percebida sua importância e o seu papel para o desenvolvimento de um Estado, razão pela qual despertou interesse não só daquele que a exerce ou dos sócios que compõem o quadro societário de uma sociedade empresária, mas também dos trabalhadores, dos consumidores, dos seus credores, da sociedade e, sobretudo, do Estado. Em outras palavras, de todos os agentes sociais e econômicos, NÃO se pode afirmar que:
a)
Preservar a empresa é meta de extrema necessidade, de modo que seus benefícios sejam perenizados no seio social.
b)
Existem diversas outras interpretações sobre função social, entre elas a de que função social consiste em um resultado que se espera de alguma atividade em benefício da coletividade.
c)
Cumprir a função social significa satisfazer também interesses de terceiros ou da coletividade em geral, e não apenas do próprio empresário.
d)
A função social da empresa está aquém do cumprimento das obrigações legais que lhe são próprias.
e)
Não se pode exigir que os agentes do mercado tenham uma visão social, uma vez que estes buscam preponderantemente o lucro.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
d)
A função social da empresa está aquém do cumprimento das obrigações legais que lhe são próprias.
RESPOSTA CORRETA
Há uma posição na doutrina capaz de entender que a função social da empresa vai ALÉM do cumprimento das obrigações legais que lhe são próprias, pois consistiria em verdadeira atuação a favor da coletividade, na medida em que o titular de alguma propriedade a incorpora em uma exploração empresarial fazendo surgir o poder-dever do empresário de conduzir a atividade para a realização dos interesses coletivos.
Não se pode afirmar que a função social da empresa está abaixo do cumprimento das obrigações legais (com base no ordenamento jurídico). Na verdade, a função social de empresa deve estar de acordo com as normas legais presentes nas esferas municipal, estadual e federal (letra D).
A função social da empresa
Com base na legislação brasileira, podemos compreender que a função social da empresa nada mais é do que a compatibilidade entre os interesses do empresário (que busca pela lucratividade) e da sociedade (empregos e pagamentos de impostos).
Aprenda mais sobre o tema função social da empresa em:
https://brainly.com.br/tarefa/51277737
#SPJ2