• Matéria: Ed. Técnica
  • Autor: ulisesmacedotello
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma análise de dez agrotóxicos de largo uso no País revela que os pesticidas são extremamente tóxicos ao meio ambiente e à vida em qualquer concentração - mesmo quando utilizados em dosagens equivalentes a até um trigésimo do recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Encomendado pelo Ministério da Saúde e realizado pelo Instituto Butantã, o estudo comprova que não existe dose mínima totalmente não letal para os defensivos usados na agricultura brasileira. "Não existem quantidades seguras", diz a imunologista Mônica Lopes-Ferreira, diretora do Laboratório Especial de Toxicologia Aplicada, responsável pela pesquisa. "Se (os agrotóxicos) não matam, causam anomalias. Nenhum peixe testado se manteve saudável." Disponível em: . Acesso em 23 set. 2019. Existe uma grande variedade de pesticidas, em função de suas diversas finalidades. Leia as afirmativas a seguir, relacionando os diferentes pesticidas às suas utilizações. I. Os Inseticidas são utilizados para exterminar insetos, ovos e larvas de insetos, matando-os por contato ou ingestão. II. Os herbicidas são produtos usados no tratamento e enriquecimento do solo, que estimulam o desenvolvimento e o crescimento das plantas. III. Os fertilizantes são produtos à base de hormônios que estimulam o crescimento das plantas ou diminuem o desenvolvimento das raízes. É correto apenas o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I. Alternativa 2: II. Alternativa 3: I e II. Alternativa 4: I e III. Alternativa 5: II e III.

Respostas

respondido por: vanessafonntoura
0

A alternativa correta é a Alternativa 5: II e III.

Os pesticidas (do inglês pesticide) ou praguicidas são todas as substâncias ou misturas que têm, como objetivo, impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga.

A classificação dos inseticidas de acordo com os sintomas produzidos nos insetos é difícil de ser obtida. A natureza do inseto, o modo de penetração e a quantidade de inseticida consumido pelo organismo, altera bastante a resposta da ação inseticida.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares