Respostas
Rebeliões Regenciais
Revoltas de Escravos
Principais Rebeliões Regenciais
Bibliografia
O Período Regencial ficou marcado pela ocorrência das chamadas Rebeliões Regencias (Revoltas Regenciais), que foram uma série de movimentos espalhados pelo Brasil e que ocorreram num período de nove anos. Quase todas essas revoltas ocorreram devido a insatisfação das elites regionais e da classe média urbana com a centralização do poder, as dificuldades econômicas, o aumento dos impostos.
Revoltas de Escravos
Entre as revoltas que não envolveram as elites e a classe média estão as revoltas de escravos. Entre elas podemos citar a Revolta das Carrancas (Minas Gerais), a Revolta dos Malês (Salvador), que durou apenas três horas, e a revolta de Manuel Congo (Rio de Janeiro).
Principais Rebeliões Regenciais
Balaiada: Ocorreu no Maranhão entre 1838 e 1841. A revolta ocorreu devido crise na produção algodoeira;
Cabanagem: Ocorreu na província do Grão-Pará entre 1835 e 1840. Os paraenses desejavam escolher os próprios governantes locais;
Sabinada: Aconteceu na Bahia entre 1837 e 1838. Foi um movimento marcado pela presença das camadas médias;
Revolução Farroupilha: Ocorreu na província do Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845, sendo a maior e mais importante revolta do período regencial.
Bibliografia
Koshiba, Luiz, Pereira, Denise Manzi Frayze. História do Brasil. 7 edição. São Paulo.
Balaiada
A "Balaiada" aconteceu no Maranhão entre 1838 e 1841 devido a uma disputa de poder local entre os "bem-te-vis" (liberais) e os "cabanos" (conservadores).
Cabanagem
A "Cabanagem" ocorreu entre 1835 a 1840 na província do Grão-Pará. A revolta ocorreu devido ao abandono por parte do governo imperial e das reinvindicações de representação política e investimentos sócio-econômicos da província.
Revolução Farroupilha
A Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos) foi uma guerra civil que ocorreu Rio Grande do Sul, entre 1834 e 1845, contra o governo imperial. Ela foi a maior das revoltas ocorridas no Período Regencial.
Sabinada
A "Sabinada" foi uma revolta do período regencial que ocorreu na província da Bahia entre 1837 e 1838. Ela teve carater autonomista e foi marcada pela presença das camadas médias.