• Matéria: Geografia
  • Autor: socorromeajudepfvr
  • Perguntado 7 anos atrás

Milton Santos nos demostra que existem três mundos dentro do nosso planetinha, o mundo que nos fazem ver (Globalização como fábula), o mundo como é (Globalização como perversidade) e o mundo como pode ser (uma outra Globalização).
Escreva breves tópicos explicando como funciona cada uma das três?

Respostas

respondido por: IdeiaEstudos
8
A máquina ideológica faz crer que a difusão instantânea de notícias realmente informa as pessoas. Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta através da disposição, cada vez maior, de mercadoria para o consumo quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.

No livro ?Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal?, o ilustre pensador brasileiro Milton Santos faz uma análise da globalização mundial, de seus aspectos, fatores, e vicissitudes. Assim, Milton Santos trata a globalização como fábula, como perversidade e como ela pode ser.

Primeiro, a tese da globalização como fábula. Diariamente somos bombardeados de notícias, outdoors, anúncios e demais tipos de informações. Todos esses elementos fazem parte dos mecanismos de construção da globalização como fábula, onde o mundo aparece diante de nossos olhos como um lugar próspero, dinâmico e solidário. Ou seja, a globalização nos é apresentada como uma fábula, como um mito da realidade social.

Segundo, a antítese da globalização como perversão. Esta é a realidade social da fome, miséria, pobreza, é o alastramento dos males espirituais e morais, com os egoísmos, os cinismos, a corrupção. A cada dia o mercado nos deixa mais individualistas e competitivos, de modo que fica cada vez mais difícil construir la
Perguntas similares