• Matéria: Pedagogia
  • Autor: gemtt
  • Perguntado 7 anos atrás

Desde a chegada de Cabral ao Brasil variaram as maneiras de exploração da terra. Podemos dividir em quatro fases a relação do colonizador com a colonia e as modalidades de trabalho empregadas nessa exploração.

Sobre o tema, associe o período com a descrição:

1) 1500 - 1532
2)1532 - 1600
3)1600 - 1700
4)1700 - 1822

(a) Chamado de ''pré-colonial" ou "de colonização de feitorias", caracterizado por uma economia extrativa baseada no escambo com os índios

(b) Houve uma diversificação das atividades e m função da mineração, do surgimento de uma rede urbana, mais tarde de uma importância maior da manufatura, sempre sob a marca da escravidão predominante.

(c) Época de predomínio da escravidão indígena.

(d) Fase de instalação do escravismo colonial de plantation em sua forma clássica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequencia correta:

A. 1(a); 2(c); 3(d); 4(b)
B. 1(a); 2(b); 3(c); 4(d)
C. 1(b); 2(d); 3(a); 4(c)
D. 1(c); 2(d); 3(a); 4(b)
E. 1(d); 2(a); 3(b); 4(c)

Respostas

respondido por: Matheusieti
31

A alternativa A está correta.

Dentre as fases citadas podemos apresentas o pacto colonial onde o comércio da colônia brasileira, dominada por Portugal, acontecia, com o intuito de controlar e implantar impostos mais altos.

A comercialização da cana-de-açúcar, a mineração e a própria extração de outros recursos, possuía limitações para outros locais e dava direito a Portugal dominar essas atividades.

Por fim, esse pacto só terminou quando D. João VI promoveu a abertura dos portos às nações parceiras, havendo assim a liberação da colônia para a produção de manufaturas.

respondido por: candidojosephpebnje
15

Resposta:

1(a); 2(c); 3(d); 4(b).

Explicação:

corrigido pelo AVA!

Perguntas similares