• Matéria: Química
  • Autor: MicaelQ
  • Perguntado 7 anos atrás

Preciso urgentemente saber qual a importância de estudar geometria molecular e também exemplos de como ela está presente no nosso dia a dia. Gostaria da explicação mais completa possível, desde já agradeço.

Respostas

respondido por: shaimoom
1

Resposta:

A geometria molecular é de vital importância para se entender muito dos comportamentos das moléculas .Em relação a esta realidade me nosso cotidiano podemos ver como exemplo as características impares da água. Se fossemos considerar apenas o peso molecular da água ela deveria estar apenas no estado gasoso a temperatura e pressão ambiente .Porém a geometria molecular de sua molécula permite que ela exista nos estados sólido, líquido e gasoso dentro do gradiente de temperaturas de nosso planeta .Se a água tivesse geometria linear como a molécula de dióxido de carbono ela só existiria em estado gasoso pois apesar das ligações entre o átomo de carbono e os dois oxigênios da molécula serem polares a geometria linear faz com que seus dipolos elétricos tenham vetores com a mesma direção e sentidos opostos fazendo com que a polaridade global da molécula seja nula .Isto faz com que as interações intermoleculares entre as moléculas de CO2 não sejam fortes o suficiente para que esta substância atinja o estado líquido a temperatura ambiente. No caso da água se cria também dois dipolos elétricos  nas ligações de cada hidrogênio com o átomo de oxigênio .Porém  o [átomo de oxigênio tem um para de elétrons livres na camada de valência que não participam da ligação .O espaço ocupado por este par eletrônico faz com que a molecula da água assuma uma geometria angular. Esta geometria faz com que a resultante das forças elétricas das ligações entre os átomos da molécula criem um forte dipolo elétrico que possibilita que as moléculas de água interajam fortemente ao ponto de atingirem o estado líquido.

Este é apenas um exemplo de muitos que demostram como a geometria molecular nos ajuda a entender o comportamento químico e físico de muitas substâncias e consequentemente do mundo a nossa volta.

Explicação:

Perguntas similares