• Matéria: Sociologia
  • Autor: rodrigo13souza
  • Perguntado 7 anos atrás

5 perguntas a favor de cotas raciais. Poderiam me ajudar?!

Respostas

respondido por: CorinaPC
0

Resposta:

aviso: peguei do google.

  1. Quais são as instituições que deverão adotar as cotas?
  2. Quando começa a valer a lei?
  3. As cotas vão existir para sempre?
  4. Como ficam as instituições que já têm cotas?
  5. A seleção será feita por vestibular ou pelo Enem?

Explicação:

respostas

  1. A Lei 12.711/12, chamada Lei de Cotas, define que as universidades federais e as escolas federais de ensino técnico (nível médio) devem reservar 50% das vagas para as cotas. A lei não atinge instituições estaduais e privadas.
  2. A lei deve começar a ser implementada imediatamente. Ou seja, no próximo vestibular as universidades e a rede técnica federal devem aplicar todos os critérios, mas a norma dá um prazo para a implementação integral. As instituições têm o prazo de quatro anos para a implementação integral da lei, e o mínimo de 25% por ano. No vestibular de 2013, as instituições devem ter reservado no mínimo 12,5% do total de vagas; em 2014, 25%; em 2015, 37,5%, e, em 2016, a metade das vagas (50%), como prevê a lei. Assim, em 2016 todas as instituições terão reservadas 50% das vagas para as cotas.
  3. Não. O Poder Executivo deve implementar no prazo de dez anos um programa de acompanhamento que vai avaliar a necessidade de continuação da política.
  4. As instituições que já têm algum tipo de cota devem adaptar as regras à lei. Quando a reserva de vagas existente (seja para escola pública, de renda ou racial) for menor do que a lei, a instituição precisa elevar o número de vagas até os percentuais legais. Se for maior, fica a critério da instituição diminuir ou não.
  5. A forma de seleção dos alunos cotistas (vestibular, Enem, programa de avaliação seriada) fica a critério da instituição de ensino.
Perguntas similares