Na década de 1950, o pianista norte-americano Horace Silver falava no termo "funky style" – ele juntou o jazz e a soul music para criar um estilo mais dançante. Entretanto, foi James Brown que colocou o gênero no mapa internacional. Ele, que já era um dos grandes intérpretes do soul, adotou a ideia de Silver e acrescentou mais um toque: o swing, um estilo de dança que surgiu no Harlem, em Nova York. É possível dizer que o funk foi o desenvolvimento de uma série de ritmos musicais que surgiram no centro do movimento negro dos EUA. Por isso, na década de 1970, ele continuou mudando. Apareceram o hip-hop e o breakdance, principalmente na região do Bronx, em Nova York. O funk chegou ao Brasil por volta de 1969 – Gerson King Combo lançou o álbum Brazilian Soul, com clássicos brasileiros executados com a batida dos EUA. No mesmo período, Tim Maia, Carlos Dafé e Tony Tornado adotaram o cabelo black power, começaram a cantar o ritmo e fundaram o Movimento Black Rio, que se tornou um expoente da cultura afro no país. No percurso histórico da origem do funk apontada no texto, oritmo se caracteriza como um tipo de dança queA foi adaptada ao longo dos anos, sendo corrompida pelasinfluências brasileiras.B surgiu com a mistura de diversos ritmos anteriores com afunção de potencializar a representatividade negra.C encontrou no Brasil o lugar ideal para se desenvolver, devidoà grande parcela negra da população.D tornou-se engajada socialmente em terras brasileiras, já quenos EUA tinha um viés de entretenimento, próximo ao jazz.E estabilizou-se depois da fundação do Black Rio, mantendose até hoje da mesma forma.
Respostas
No percurso histórico da origem do funk apontada no texto, o ritmo se caracteriza como um tipo de dança que surgiu com a mistura de diversos ritmos anteriores com afunção de potencializar a representatividade negra.
O funk hoje que e muito popular e que possui toda essa historia por tras do enunciado do exercicio e chamado de Funk carioca, sendo um estilo musical que saiu das favelas do estado do Rio de Janeiro. Esse estilo musical tem uma influencia nitida do estilos miami bass e do freestyle.
O baile funk correspode as festas em que se toca esse estilo musical. Mesmo possuindo esse nome e sendo mais popular na cidade do Rio de Janeiro, o funk se espalhou pelo Brasil e e muito ouvido pela populacao jovem do pais, sendo um dos maiores fenomenos de massa no Brasil.
Na decade de 1980, o funk foi um tema de um estudo, atraves de dissertacao de mestrado que deu origem ao livro: O Mundo Funk Carioca.