Pingou-se sobre uma lâmina de ferro limpa uma mistura de uma solução aquosa de sulfato de cobre II (CuSO4) com óxido de cálcio (CaO), para testar a basicidade dessa mistura. Após alguns minutos, observou-se o surgimento de uma mancha avermelhada sobre a lâmina, o que comprova que a mistura não estava com a basicidade necessária. No quadro abaixo são mostrados potenciais padrão de oxidação (Eo) para algumas semirreações (imagem anexa) Qual a reação química que representa a formação da manchaavermelhada?A Ca2+(aq) + 2 Cu+(aq) --> Ca(s) + 2 Cu2+(aq).B Ca2+(aq) + 2 Fe2+(aq) --> Ca(s) + 2 Fe3+(aq).C Cu2+(aq) + 2 Fe2+(aq) --> Cu(s) + 2 Fe3+(aq).D 3 Ca2+(aq) + 2 Fe(aq) --> 3 Ca(s) + 2 Fe3+(aq).E 3 Cu2+(aq) + 2 Fe(aq) --> 3 Cu(s) + 2 Fe3+(aq).
Respostas
respondido por:
1
E) 3 Cu2+(aq) + 2 Fe(aq) --> 3 Cu(s) + 2 Fe3+(aq).
A reação ocorre numa lâmina de ferro, ou seja, que contém ferro metálico em sua composição com sulfato de cobre II - CuSO4 (solução com Cu+2) e óxido de cálcio - CaO (Ca+2 presente).
O que ocorre é a oxidação do ferro metálico e a redução do cobre II, logo:
3 Cu2+(aq) + 2 Fe(s) → 3 Cu(s) + 2 Fe3+(aq)
Curiosidade: essa mistura aquosa de sulfato de cobre (II) com óxido de cálcio é chamada de calda bordalesa, que é uma alternativa empregada no combate a doenças que afetam folhas de plantas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás