Texto I O sistema circulatório do nosso corpo conta com vias para transportar o sangue: os vasos sanguíneos. Um exemplo de vaso sanguíneo são as artérias elásticas. Essas artérias são compostas por um tecido elástico que possibilita a expansão da área da secção transversal da via e possuem um diâmetro de aproximadamente 1,5 cm. Dispor iW srrr: '.vww.dj'scipJinas.stco.usp.br. Acessosrrr. 19 juL 2015. Texto II Devido ao princípio da conservação das massas, a velocidade do fluxo sanguíneo (v) é inversamente proporcional à área da secção transversal (t) e diretamente proporcional a uma constante (*). Disponiveí srrr: .wav.uff.br. Acessoem: 2015. Para diminuir a velocidade do fluxo sanguíneo, as artérias elásticas devem O a) contrair, poisV- A--^. O b) contrair, poisv=kA-O c) dilatar, poisv- à-L O d) dilatar, poisV=kA. O e) dilatar, poisv=kA.
Respostas
respondido por:
0
e) dilatar, pois v = kA.
Para a resolução da questão, é preciso considerar que k é diretamente proporcional, ficando portanto no numerador, que a é inversamente proporcional, ficando portanto no denominador e que para a diminuição da velocidade (v) é preciso que a área seja aumentada, ou seja, que a mesma dilate.
Sendo assim, para que ocorra a diminuição do fluxo sanguíneo, é preciso que as artérias elásticas se dilatem, visto que: v = kA.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás