Respostas
Resposta:
A arte moderna no Brasil foi fruto de um movimento estético pós-Primeira Guerra Mundial que tentou trazer vida nacional e pensamento condizentes com tempos modernos, criando novos métodos de origem brasileira de expressão nas artes.
O modernismo no Brasil ganhou amplo reconhecimento com a Semana de Arte Moderna, evento realizado em São Paulo em 1922, que causou polêmica com palestras sobre os objetivos do modernismo e leituras de obras de poetas modernistas como Mário de Andrade.
Na luta contra o academismo e a influência europeia que dominava a arte no Brasil, os modernistas rejeitaram a dependência tradicional dos valores literários portugueses, tentando refletir em seus trabalhos o discurso coloquial brasileiro (em vez de “correto”) e tratavam frequentemente de temas brasileiros distintos, baseados em folclore nativo e nas lendas.
Explicação:
Semana de 22 ou Semana de Arte Moderna: realizada em São Paulo, no ano de 1922, a Semana de Arte Moderna foi considerada um divisor de águas na história da cultura brasileira.
Organizada por um grupo de intelectuais e artistas por ocasião do Centenário da Independência, a semana teve como principal objetivo declarar o rompimento com o tradicionalismo cultural associado às correntes literárias e artísticas anteriores, como o parnasianismo, o simbolismo e a arte acadêmica.
A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país fizeram do modernismo sinônimo de “estilo novo”, diretamente associado à produção realizada sob a influência de 1922.
Temos uma matéria completa sobre Arte Moderna no Brasil e a influência da Semana de Arte Moderna de 1922, fique a vontade para dar uma olhada:
arteref .com/movimentos/modernismo-no-brasil-um-divisor-de-aguas-na-historia-da-arte/