ivíamos acorrentados a um poste, fomos ferrados como são ferrados os animais, como prova da nossa pertença ao dono da quinta. Éramos torturados todos os dias, segundo os apetites do capataz [...].” A Mauritânia é um país muçulmano onde a escravatura não só é uma realidade perfeitamente normalizada como defendida por vários líderes religiosos. (Fonte: EXPRESSO. “A meio da viagem...”. Publicado em: 10.10.2018. Disponível em: <https://expresso.sapo.pt/internacional/2018-10-10-A-meio-da-viagem-o-bebe-comeca-a-chorar.-Alguem-pede-para-calar-o-bebe.-Nao-se-calou.-Atiraram-no-borda-fora#gs.Ms0msfI>. Acesso em: 01 dez. 2018.)
O tráfico de pessoas refugiadas para o trabalho escravo é uma realidade em muitos países. Pela própria característica do crime, dificilmente se consegue identificar os casos, como esse relatado na Mauritânia. De acordo com a Organização Internacional para as Migrações, a Líbia tem "mercados de escravos onde os migrantes são vendidos por um preço entre 200 e 500 dólares". Eles são forçados a trabalhar, muitas vezes sem pagamento, e alguns sofrem abusos sexuais.
Sobre o contexto, julgue os itens que se seguem em (V) Verdadeiros ou (F) Falsos.
( ) O aliciamento para a escravatura, geralmente, se dá em pequenas aldeias, em que os traficantes se aproveitam do desespero das pessoas, vendo o refugiado como a vítima perfeita, diante a sua necessidade vital de fugir daquele local em guerra.
( ) Considerada como a escravatura do século XXI, o tráfico de seres humanos é o abuso de poder dentro de uma situação de vulnerabilidade da pessoa. Que pode ser considerado uma violação à dignidade humana.
( ) Em algumas situações, desde que não tenham abusos físicos, essa situação de escravo é favorável ao refugiado, já que assim, de alguma forma, contribuiria para a efetivação do princípio da segurança econômica e teria um trabalho no país de destino.
( ) As vítimas de trabalho escravo merecem um tratamento diferenciado em relação aos outros migrantes. Como forma de cumprimento a princípios de direitos humanos, essas vítimas não podem ser deportadas ao seu país de origem, devendo, inicialmente, serem acolhidas no Estado que se encontram.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – F – V – F.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – F – V.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
E por quê pôde marcar à E Jae
respondido por:
18
Resposta:
Av2 - Ed - Democracia, Ética e Cidadania
1-B
2-B
3-D
4-D
5-B
Explicação:
Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás