Respostas
Resposta:
O Primeiro Triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 59 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso, que haveria de se prolongar até 53 a.C
Explicação:
Após a revolta de escravos liderada por Espártaco, notamos que novos generais ascenderam ao poder político em Roma. No ano de 70 a.C., Licínio Crasso e Pompeu foram eleitos ao cargo de cônsul com o apoio de boa parte da população romana. Em sinal de retribuição, os dois políticos restituíram o cargo de tribuno da plebe; estabeleceram a divisão equânime dos tribunais entre os aristocratas, militares e plebeus; e fizeram com que os plebiscitos tivessem força de lei.
Nesse mesmo tempo, os generais Júlio César e Cícero ganhavam importante destaque político. O primeiro se destacava pelas grandes conquistas militares realizadas na região da Gália, conquistava a admiração de seus comandados e se declarava filiado ao partido popular. Já Cícero era um grande advogado que projetou o seu nome defendendo a vigência do regime republicano. Politicamente, o orador acabou se juntando aos partícipes do partido aristocrático.
Em 60 a.C., Pompeu, Crasso e Júlio César unificaram seu poder político e assim estabeleceram a formação do Primeiro Triunvirato.