• Matéria: Filosofia
  • Autor: mark1124
  • Perguntado 7 anos atrás

5- Explique a teoria política "O rei filosofo de Platão

17- Explique a compreensão de Agostinho em relação as duas cidades abordadas em sua obra" A cidade de Deus".

10- Como Aristóteles avalia as formas de governo em critério de números e critérios de valor?

14- Qual o principal filósofo religioso representante da patristica? Como ficou conhecida sua teoria política?
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Respostas

respondido por: elamambretti
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5- Explique a teoria política "O rei filosofo de Platão

brainly.com.br/tarefa/24443215

17.  As duas cidades abordadas por Agostinho são: a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens.

São duas metáforas no pensamento de Agostinho: a ideia é que Deus dividiu a humanidade em dois grandes grupos de  pessoas, umas que vivem de acordo com a vontade de Deus, que são conhecidos como  pertencentes à Cidade de Deus, e outros que andam conforme sua própria vontade,  estes pertenceriam à Cidade dos Homens.

Segundo o pensamento agostiniano, todas as  pessoas da Terra se encontram dentro de alguma das duas metáforas, sendo que o  pertencimento a uma ou a outra determinará, no final dos tempos, se a pessoa receberá  a recompensa ou a danação eterna.

Para o pensador antigo não era possível definir o que era a Cidade de  Deus atrelando-a a alguma instituição humana, por mais perfeita e boa que esta  pudesse parecer,  pois o que é determinante para a vinculação de alguém à Cidade  Santa não seria o estar conectado a alguma agremiação facilmente distinguível,  mas,  estar enlaçado a um grupo de pessoas que está em diferentes locais, que falam  diferentes línguas, e nem mesmo se conhecem.

10.  Segundo Aristóteles existem três formas de governo puras:

. a Monarquia, onde o governo de apenas um sobre os demais indivíduos.

. a  Aristocracia que é governo de alguns, sobre os demais, sendo esses alguns os melhores da sociedade.

. o Governo Constitucional ou democracia, em que a maioria governa a cidade para o bem de todos. Na democracia Aristotélica, o povo é soberano e deve agir de acordo com as leis, pois as leis determinam o bem comum: o conjunto do povo é superior a cada um dos indivíduos.

Distingue também cinco possibilidades de candidatos ao poder: a massa pobre, a classe possuidora, os homens de valor, o melhor homem e o tirano.

O tirano não pode ser considerado, pois seu poder é baseado na força. A massa pobre poderia privar os outros em nome de si.  A minoria possuidora governaria por interesses próprios.  Os homens virtuosos excluiriam os outros da decisão.

14. O principal filósofo do período Patrístico foi Santo Agostinho. Para Santo Agostinho, a política constitui uma atividade fundamental para que  no seio da sociedade humana haja o bem e a paz. A função política só será  corretamente vivenciada se for pautada pelo interesse dos governantes em servir e  prestar culto ao verdadeiro Deus.

Agostinho reconhece que o exercício do poder temporal só  encontrará sua verdadeira realização quando governantes e súditos se deixarem  conduzir pela Bondade Divina.

Para ele esse é o caminho para se tornarem  participantes e irradiadores da Bondade de Deus, procurando a paz temporal ou  felicidade temporal vivendo em comunhão com o Bem Supremo que é Deus.  Somente nestes habitará a Verdadeira Felicidade.

Bons estudos!


mark1124: Muito obrigado
mark1124: Juro que são apenas essas três
mark1124: Ai eu naõ incomodo mais
mark1124: https://brainly.com.br/tarefa/24449945
respondido por: gustavo15moraes
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Resposta:

5- Explique a teoria política "O rei filosofo de Platão

brainly.com.br/tarefa/24443215

17. As duas cidades abordadas por Agostinho são: a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens.

São duas metáforas no pensamento de Agostinho: a ideia é que Deus dividiu a humanidade em dois grandes grupos de pessoas, umas que vivem de acordo com a vontade de Deus, que são conhecidos como pertencentes à Cidade de Deus, e outros que andam conforme sua própria vontade, estes pertenceriam à Cidade dos Homens.

Segundo o pensamento agostiniano, todas as pessoas da Terra se encontram dentro de alguma das duas metáforas, sendo que o pertencimento a uma ou a outra determinará, no final dos tempos, se a pessoa receberá a recompensa ou a danação eterna.

Para o pensador antigo não era possível definir o que era a Cidade de Deus atrelando-a a alguma instituição humana, por mais perfeita e boa que esta pudesse parecer, pois o que é determinante para a vinculação de alguém à Cidade Santa não seria o estar conectado a alguma agremiação facilmente distinguível, mas, estar enlaçado a um grupo de pessoas que está em diferentes locais, que falam diferentes línguas, e nem mesmo se conhecem.

10. Segundo Aristóteles existem três formas de governo puras:

. a Monarquia, onde o governo de apenas um sobre os demais indivíduos.

. a Aristocracia que é governo de alguns, sobre os demais, sendo esses alguns os melhores da sociedade.

. o Governo Constitucional ou democracia, em que a maioria governa a cidade para o bem de todos. Na democracia Aristotélica, o povo é soberano e deve agir de acordo com as leis, pois as leis determinam o bem comum: o conjunto do povo é superior a cada um dos indivíduos.

Distingue também cinco possibilidades de candidatos ao poder: a massa pobre, a classe possuidora, os homens de valor, o melhor homem e o tirano.

O tirano não pode ser considerado, pois seu poder é baseado na força. A massa pobre poderia privar os outros em nome de si. A minoria possuidora governaria por interesses próprios. Os homens virtuosos excluiriam os outros da decisão.

14. O principal filósofo do período Patrístico foi Santo Agostinho. Para Santo Agostinho, a política constitui uma atividade fundamental para que no seio da sociedade humana haja o bem e a paz. A função política só será corretamente vivenciada se for pautada pelo interesse dos governantes em servir e prestar culto ao verdadeiro Deus.

Agostinho reconhece que o exercício do poder temporal só encontrará sua verdadeira realização quando governantes e súditos se deixarem conduzir pela Bondade Divina.

Para ele esse é o caminho para se tornarem participantes e irradiadores da Bondade de Deus, procurando a paz temporal ou felicidade temporal vivendo em comunhão com o Bem Supremo que é Deus. Somente nestes habitará a Verdadeira Felicidade.

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