Leia o texto a seguir:
A escola, no Brasil, procura atender às leis que pretendem assegurar direitos, por exemplo, a duas etnias que constituem o povo brasileiro: como resultado da luta histórica de movimentos sociais, ao longo das décadas, a Lei 10.639/2003 busca valorizar a contribuição dos africanos, enquanto a Lei 11.645/2008 inclui os indígenas, tornando obrigatório, em todas as escolas públicas e particulares, de Ensino Fundamental e Médio, em todo o país, o estudo da história e da cultura dessas duas etnias, sobretudo nos campos da História, da Arte e da Literatura.
A partir dessas datas, os processos de formação de professores passaram a demandar produções que pudessem atingir crianças e jovens, considerando, pelo ponto de vista do letramento literário, que os conceitos básicos para a vida democrática - mas, também, os preconceitos - são aprendidos na infância, com os pais, com seus pares, na escola, na comunicação de massa, na interação em sociedades multiétnicas, e também a partir da literatura, sobretudo aquela voltada para crianças e jovens. Por isso, recentemente, algumas produções dessa literatura têm buscado a riqueza de novos protagonismos, tanto na história como na ficção. Assim, explodem produções editoriais não somente sobre mitos, contos e lendas africanos e indígenas, histórias de sofrimento como a de Zumbi, mas também de personagens felizes, no processo de construção sócio-histórico-cultural de sua autoestima.
Fonte: Martins, Aracy Alves. Literatura e diversidade cultural. Glossário Ceale. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/literatura-e-diversidade-cultural. Acesso em: 04 de setembro de 2019. Adaptado.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I. Em uma aula de literatura, o professor deve ler materiais didáticos e paradidáticos que retratem os povos que compõem o Brasil. Depois, deve-se trabalhar o conceito de que somos todos iguais e há uma cultura homogênea e única.
II. A representatividade de negros e índios no ambiente escolar é um processo ainda em construção. O professor, em sala de aula, deve elaborar atividades com o propósito de favorecer as culturas existentes e, também, combater a discriminação.
III. Ao contar a história de negros e índios, o professor precisa dar um salto qualitativo em sua aula: deve mostrar o sofrimento que passou e passa esse povo, mas também fazer um relato sobre o seu protagonismo.
É correto o que se afirma em:
Grupo de respostas da pergunta
I, II e III.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
Explicação: 2 apenas
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás