• Matéria: Geografia
  • Autor: ericpatrickcom
  • Perguntado 7 anos atrás

explique porque o deserto do soara existe​

Respostas

respondido por: HugoBagano
0

Resposta:

Por volta de quatro a cinco mil anos atrás, devido ao intenso albedo da região e a mudança do clima com um período seco que durou aproximadamente 1.000 anos, os efeitos da dessecação do Saara começaram a se intensificarem e isto fez com que muitas das populações humanas abandonassem a região do Saara.

O deserto do Saara expandiu e contraiu suas fronteiras devido a regimes climáticos variáveis ao longo do tempo e suas paisagens se modificaram em função destas mudanças climáticas e da atividade humana no local.

Explicação:

respondido por: jxliadantass
0

O que hoje é o árido, quente e inóspito deserto do Saara, no norte da África, era uma região de savanas e pradarias com alguns bosques, lar de caçadores e coletores que viviam de vários animais e plantas, sustentados por lagos permanentes e muita chuva. Era assim numa época entre 5 mil e 10 mil anos atrás - período conhecido como do "Saara verde" ou "Saara úmido". É difícil imaginar que o maior deserto quente do mundo, que tem uma precipitação anual entre 35 e 100 milímetros de chuva, recebia chuvas 20 vezes mais intensas há alguns milhares de anos.

Vamos as teorias: Muitos cientistas concordam que a mudança ocorreu há 5 mil anos, como fruto de um fenômeno cíclico de maior ou menos insolação. É algo que ocorre mais ou menos a um intervalo de 20 mil anos, segundo mudanças na órbita da Terra. Mas, em quanto tempo o Saara se tornou árido está sendo investigado.

Outra pesquisa, publicada em maio de 2008, estima que a região tenha se tornado o deserto mais quente do mundo há apenas 2,7 mil anos e que a mudança foi muito mais lenta. Os autores desse estudo - uma equipe internacional liderada por Stefan Kröpelin, da Universidade de Colônia, na Alemanha - colheram amostras de sedimento do lago Yoa, no norte do Chade.

Com os dados analisados, eles construíram uma história geológica que sugere um processo gradual de desertificação que "continua até o dia de hoje". Esta pesquisa data o deserto em 2,7 mil anos, mas estima que os seres humanos tenham abandonado as áreas que estavam se tornando desérticas muito antes, à medida em que o clima mudava. Por sua vez, o estudo do qual participou. Pausata, analisou as precipitações passadas e concluiu que seres humanos caçadores e coletores povoaram o Saara verde e o abandonaram há uns 8 mil anos, devido a um período de seca que durou mil anos.

Depois disso, as populações retornaram, mas suas práticas de sobrevivência eram outras, já que a maioria delas criava gado.

Perguntas similares