• Matéria: História
  • Autor: nessahanda
  • Perguntado 7 anos atrás

No caso do Brasil, a comparação com os Estados Unidos esteve presente ao longo da nossa história, influenciando diretamente os embates sobre o processo da modernização brasileira. Nossa herança ibérica, marcada por um Estado forte e pela valorização do público, seria compatível com os valores do mundo moderno então emergente? Ou, de forma alternativa, ela teria nos legado uma carga tão excessiva, cuja superação em direção à modernidade exigiria uma ruptura com esse passado?

​VIANNA, Luís Werneck; PERLATTO, Fernando. Iberismo e americanismo. In: BOTELHO, André; SCHWARCZ, Lilia Moritz (orgs.). Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 248-249.

O caso bem sucedido da América do Norte tornou corrente a comparação com a América portuguesa. Esta, sofre com seu atraso constitutivo resultado de uma complexa teia de variáveis. Sobre essa temática avalie as asserções a seguir.

I. Um fator fundamental para a comparação do desenvolvimento socioeconômico atual entre o Brasil e os Estados Unidos é a diferença da forma de trabalho no período colonial. Nos Estados Unidos, enquanto colônia inglesa, o sistema de trabalho foi ininterruptamente o livre e assalariado, enquanto a ocupação portuguesa fez uso do escravo negro.

PORQUE

II. Não se tem resposta simples para o sucesso econômico dos Estados Unidos quando comparado ao desempenho brasileiro. Sabe-se, no entanto, que um elemento chave para estabelecer o paralelo com os americanos é considerar o tripé estruturante do período colonial em terras brasílicas, que foi a monocultura, grandes propriedades (latifúndios) e trabalho escravo.

​A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas

Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: ProjetoPolímata
3

Oi, tudo bom?

Assinale a opção correta:

Alternativa 4:  A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

A asserção I é falsa pois diz que o trabalho na América do Norte foi ininterruptamente o livre e assalariado. Na verdade lá também houve a utilização de trabalho escravo negro, que só terminou em 1863.

Bons estudos!

Perguntas similares