Respostas
Resposta:
A consequência mais visível do aquecimento global é o degelo: estima-se que este fenômeno já tenha provocado a redução de 40% na espessura da camada de gelo do Ártico e de 15% de toda a sua área. A Antártida, por sua vez, já perdeu mais de 3.000 km de extensão.
Além de elevar o nível de mares e oceanos e atingir regiões costeiras de todo o mundo, o derretimento do gelo pode levar à extinção de milhares de espécies marinhas que dependem de uma temperatura mais amena nas águas. Este desequilíbrio ambiental pode afetar as atividades de pesca e, consequentemente, as condições de alimentação da humanidade.
Outra consequência do aquecimento global é a desertificação. Uma vez que as mudanças climáticas podem provocar a escassez de chuvas em determinadas regiões, o fenômeno gera crises de falta de água, grandes períodos de seca, redução da qualidade do solo e proliferação de doenças como febre amarela, esquistossomose e malária. Também pode acontecer o contrário: abundância de chuva em regiões que nunca sofreram com inundações.