A partir da visão antropocêntrica de mundo, o homem domina a natureza e dela se utiliza, como se a sua existência fosse somente para atender às suas necessidades. Essa visão juntamente com as imposições do capitalismo deflagrou a crise ambiental, onde os recursos naturais são utilizados de modo predatório. A preocupação com os recursos naturais teve a atenção quando surgiram os sinais de escassez. A partir desse momento começa a surgir uma nova visão, uma percepção de que não somos donos do planeta, mas que apenas fazemos parte dele (Fonte: CASSOL, P. B.; QUINTANA, A. M. A contribuição da Bioética na preservação ambiental e na saúde. Rev. Remoa: Santa Maria, v. 10, n. 10, p. 2235-2240, out./dez. 2012.)
A bioética trata de diversos temas como eutanásia, saúde e doença, a ética biopsicológica, a clonagem, entre outros. Também cuida de temas ambientais e agressões ao equilíbrio sistêmico das espécies.
porque
Quando se pensa nos valores individuais ou coletivos não se pode dissociar bioética da saúde e do meio ambiente.
Respostas
Ambas estão corretas.
A visão antropocêntrica que surge com o humanismo, que, surgiu como um movimento intelectual iniciado no século XIV rompendo com a influência da Igreja e do pensamento religioso da Idade Média, auxiliando nas concepções sobre a busca pela razão e o conhecimento, diferenciando dos padrões implementados anteriormente e a educação imposta pela igreja católica
Dentre os temas da bioética temos: A ética médica; O transplante de órgãos; A clonagem; As pesquisas com células tronco; A produção de transgênicos; O aborto; A clonagem, entre outros.
Partindo de uma perspectiva biológica, confirmamos que cada item apresentado na pergunta se relaciona um com o outro, mas também ressaltar que a biodiversidade, no que tange a fauna, flora e o espaço do homem, se define como uma pluralidade entre os seres vivos de todas as origens.
ambas estão corretas, a segunda completa a primeira.