Cabe ao professor orientar (sem ser o especialista que transmite o saber) e criar situações que auxiliem os alunos a solucionar um problema ou uma tarefa ou, ainda, a cumprir uma trajetória. Com base em tal perspectiva, imagine que você atua como professor de turmas do ciclo I do ensino fundamental (primeiro ao quinto anos) e está desenvolvendo o trabalho dos conteúdos com as turmas por meio de projetos de pesquisa. O tema de um dos projetos que você propõe às turmas é cidade e qualidade de vida. Quando se fala em qualidade de vida e alimentação, abordam-se questões como consumo e economia de água e energia, tipos de energia, alimentação, preservação e recuperação de matas e rios, produção e reciclagem de lixo, serviços de promoção da saúde, oportunidades de lazer e estilos de vida pessoais. Então, na perspectiva da alimentação, são abordados os hábitos alimentares dos moradores da cidade ou região e como eles influenciam o corpo e a condição social e econômica da população. 1. Se você resolvesse abordar o assunto por meio da perspectiva da alimentação, como seria a aula se ela estivesse centrada no papel do professor de acordo com a tendência tradicional? Justifique a sua resposta. 2. Como seria a aula caso ela estivesse centrada no papel do professor como mediador? Justifique a sua resposta.
Respostas
Resposta:
Explicação:
1. Se você resolvesse abordar o assunto por meio da perspectiva da alimentação, como seria a aula se ela estivesse centrada no papel do professor de acordo com a tendência tradicional? Justifique a sua resposta.
Resposta: Se a aula estiver centrada no papel do professor de acordo com a tendência tradicional, ele será o detentor do conhecimento; e o aluno, o receptor. Neste caso, o professor é responsável por trazer todas as informações sobre o tema, e o aluno deverá receber tais informações. O professor pode, por exemplo, solicitar cópias de palavras ou textos aos alunos de séries iniciais (primeiro ao quinto anos) por meio de um quadro, uma lousa ou mesmo um livro. Neste caso, a função do aluno é copiá-los da melhor forma possível e, depois, mostrar ao professor como realizou o trabalho. A habilidade de cópia de palavras ou textos do aluno será avaliada pelo professor.
2. Como seria a aula caso ela estivesse centrada no papel do professor como mediador? Justifique a sua resposta.
Resposta: Se a aula estiver centrada no papel do professor mediador, ele terá a competência de “organizar e dirigir as situações de aprendizagem” dos alunos, por exemplo, conhecendo os conteúdos a serem ensinados e traduzindo-os em objetivos de aprendizagem; trabalhando a partir das representações dos alunos e a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem; construindo e planejando dispositivos e sequências didáticas e envolvendo os alunos em atividades de pesquisa, em projetos de conhecimento. O professor pode apresentar aos alunos de uma turma de alfabetização enredos de leitura de livros, lendo em voz alta algum livro da biblioteca escolar.
No momento dedicado à leitura, o professor pode sentar-se com os alunos em uma roda e apresentar o título do livro e, sucintamente, a biografia do autor e o resumo da história. Dessa forma, os alunos podem incorporar elementos de leitura ligados à identificação do livro. Em seguida, ele pode sugerir que cada aluno escolha um livro e leia conforme as suas habilidades, sozinho ou com a ajuda de algum colega. Após a primeira leitura, a turma pode voltar a sentar em roda e contar o que leu. O professor pode ainda pedir para os alunos levarem os livros para casa e, após a realização da leitura em casa, solicitar que escrevam um parágrafo sobre o que leram.
1.- A aula baseada no processo tradicionalista, colocaria os alunos como parte de um processo de saber com o educador como pilar e detentor do conhecimento, sendo aquele que transmite e se torna responsável por ensinar os alunos, trazendo todas as bases para o tema. Assim, os alunos nessa tendência copiam o material apresentado pelo professor, chegando ao resultado que ele fundamenta.
Como observaríamos essa base na tendência escolanovista?
Com o educador sendo o mediador do conhecimento, não o detentor do saber, ou seja, nesse aspecto de ensino, os alunos podem trazer materiais para compôr a base do conhecimento que o professor apresentou, ou seja, o ambiente escolar se torna um lugar democrático e inclusivo.
Mais sobre a escola tradicional e a escola nova:
https://brainly.com.br/tarefa/20497564
#SPJ2