1. Há algum critério na escolha do material para esterilização, como por exemplo, que tipo de material pode ser esterilizado na estufa e qual pode ser esterilizado na autoclave?
Respostas
Resposta: A autoclave é o equipamento mais indicado para a esterilização de instrumentos em serviços de saúde porque é mais seguro, mais rápido e permite maior controle do processo.
Explicação:
A esterilização por autoclaves é feita através da ação do calor úmido e pressão, este processo elimina a vida microbiana e evita a contaminação por microrganismos e bactérias. Quando se esteriliza utilizando uma autoclave, esse tipo de equipamento possui uma trava, na qual não permite abrir a porta durante o processo de esterilização, sendo que existem produtos que não podem passar por autoclaves por conta de o material não ser resistente a umidade.
Estufa de esterilização é o processo que se utiliza de agentes químicos ou físicos para destruir todas as formas de vida microbiana, nesse caso de esterilização, a porta pode ser aberta a qualquer momento e muitas vezes os materiais são posicionados para serem esterilizados em diferentes momentos, várias vezes ao longo do dia, só precisa ter muito cuidado, pois a sobrevivência de microrganismos ao processo de esterilização pode decorrer de falhas humanas e mecânicas.
Resposta:
A esterilização física pode ser conseguida através de métodos ou equipamentos que empregam calor seco (por exemplo, estufa) e através de vapor saturado (por exemplo, autoclaves).
Esterilização através de ESTUFA: A estufa, na prática, ainda é o método de escolha para esterilização de instrumentais metálicos utilizados em estabelecimentos de saúde. Através deste método não é possível esterilizar materiais plásticos ou outros materiais termossensíveis, assim como não é recomendável esterilizar roupas, papel, nem instrumentos metálicos cortantes. Para uma efetiva esterilização dos materiais, a estufa deve ser mantida fechada ininterruptamente durante 60 minutos com a temperatura a 170° C, ou 120 minutos com a temperatura a 160° C, ou seja, a porta NÃO deve ser aberta neste período. Todos os materiais devem ser esterilizados dentro de recipientes metálicos.
Explicação: