• Matéria: ENEM
  • Autor: edilesgqa8631
  • Perguntado 7 anos atrás

Texto I A maior parte dos 1° de maio na praça eram pauladas. Quando os comícios se alteravam, chegava a cavalaria. Uma vez, no Largo do Pari, no fim da rua Santa Rosa, onde se reuniam os trabalhadores, nesse dia havia umas cinco, seis mil pessoas; o comício estava marcado para as dez horas. Quando chegou a hora do comício, apareceu a cavalaria com cento e cinquenta soldados que desmancharam o comício com cassetete, cavalo por cima da turma, e o comício não foi realizado. Eu tinha treze anos, precisamos fugir do quebra-pau do Largo do Pari. BOSI, E. Memória e sociedade. São Paulo: LAQ/Edusp, 1973. Texto II A revolução de 1930 marcou o início da intervenção direta do Estado nas questões vinculadas ao mundo do trabalho. Marcou também o fim da autonomia do movimento sindical e o início da vinculação sistemática dos sindicatos ao governo através do Ministério do Trabalho, aliás, criado, ainda em novembro de 1930, com essa preocupação. Com a

Respostas

respondido por: brendaisis
0

Os textos nos permitem recordas do processo de implementação das organizações operárias, que tentaram se opor à tutela apresentada e cobrada pelo estado, apresentando movimentos bem como ideologias de esquerda.

Acerca dos movimentos sindicais inerentes ao inicio do primeiro governo de Vargas, pode-se compreender que ocorreu por intermédio da vinculação de direitos trabalhistas à tutela do Estado.

Perguntas similares